O Exército Brasileiro realizou um importante exercício de adestramento no 6° Batalhão de Engenharia de Combate, em São Gabriel, Rio Grande do Sul, envolvendo tropas certificadas no Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS). Durante a semana, a Companhia de Engenharia de Força de Paz (BRAENGCOY) e a Companhia de Neutralização de Artefatos Explosivos (Cia EOD) tiveram seu aprestamento supervisionado por uma comitiva do Estado-Maior do Exército, do Comando de Operações Terrestres (COTER), do Comando Militar do Sul e do Departamento de Engenharia e Construção.
No dia 15 de outubro, foi realizado o apronto operacional das duas companhias, em uma formatura presidida pelo General de Exército David, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC). Ele destacou a capacidade operacional das tropas certificadas, evidenciando o papel do Comando Militar do Sul e do COTER no apoio ao Sistema de Prontidão da ONU. "Estamos preparando tropas de engenharia prontas para cumprir missões de paz em qualquer parte do mundo sob a égide da ONU", afirmou o General.
A BRAENGCOY foi certificada no segundo nível do Sistema de Prontidão da ONU em 2021, após inspeção de representantes da organização. Já a Companhia de Neutralização de Artefatos Explosivos foi certificada no nível inicial, comprometendo-se a possuir as capacidades requeridas para operações de paz. O General de Brigada Rabêlo, Chefe de Missões de Paz do COTER, classificou a certificação como um marco histórico para o Brasil, ressaltando a prontidão dessas tropas para serem empregadas em missões internacionais.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Exército Brasileiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário