terça-feira, 1 de outubro de 2024

Eurofighter Typhoon realiza primeiro voo com o novo radar Captor-E AESA ECRS Mk2

A BAE Systems anunciou recentemente o sucesso do primeiro voo de teste do radar ECRS Mk2, a nova versão do radar Captor-E AESA, que foi instalado em um Eurofighter Typhoon da Royal Air Force (RAF). O voo ocorreu em uma aeronave dedicada à avaliação e testes, marcando um avanço significativo para o programa de modernização da frota de caças.

O radar ECRS Mk2 traz importantes melhorias nas capacidades de guerra eletrônica, permitindo que os Eurofighters bloqueiem radares inimigos de maneira mais eficiente, o que é fundamental para missões SEAD (Supressão de Defesas Aéreas Inimigas) e DEAD (Destruição de Defesas Aéreas Inimigas). A Royal Air Force pretende utilizar esse novo radar para garantir maior eficácia em seus combates aéreos e em operações de apoio à supressão de defesas adversárias.

O Captor-E ECRS Mk2 mantém o sistema de direção mecânica característico da versão anterior, o Captor-E básico, proporcionando vantagens no rastreamento e engajamento de alvos, mesmo durante manobras evasivas. Esse sistema garante que, mesmo em situações complexas de combate, o radar continue operando sem perder a capacidade de ação.

Além das atualizações no radar, o Eurofighter Typhoon está passando por outras melhorias, incluindo a atualização Tranche 5 (T5). Essa versão traz novas munições e a capacidade MUM-T (Missões Tripuladas/Não Tripuladas), permitindo que o caça trabalhe em conjunto com veículos aéreos não tripulados (UAVs). Durante a feira ILA 2024, na Alemanha, o Eurofighter Tranche 5 foi apresentado com um UAV de transporte remoto, capaz de carregar jammers, sensores ou explosivos, expandindo ainda mais as capacidades operacionais da aeronave.

Essas inovações fazem parte de uma série de esforços da Royal Air Force para manter seus Eurofighters tecnologicamente avançados e capazes de enfrentar as crescentes ameaças no campo de batalha moderno.


GBN Defense - A informação começa aqui 

Com BAE Systems

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