A Escola Superior de Defesa (ESD) deu início, nesta segunda-feira (07), à fase presencial da 2ª edição do Curso de Geopolítica e Defesa (CGEOD). Com uma turma composta por 34 alunos, incluindo 19 civis, 11 militares das Forças Armadas e três das Forças Auxiliares, o curso se apresenta como uma importante oportunidade de formação no contexto das relações internacionais.
A cerimônia de abertura contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG), Embaixador José Raphael Lopes Mendes de Azeredo, e a Comandante e Reitora da ESD, Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins. Durante sua fala, o Embaixador enfatizou a relevância da parceria entre a FUNAG e a ESD, destacando os avanços significativos alcançados desde a criação da Escola, há três anos. "A FUNAG tem grande orgulho por ter sido a primeira instituição a firmar um memorando de entendimento com a ESD", declarou.
Uma das novidades apresentadas durante a abertura foi o lançamento do e-book "Geopolítica e Defesa: espaço, poder e atores", que reúne os ensaios produzidos pelos alunos da 1ª edição do curso, em colaboração com a FUNAG. Essa publicação reforça o comprometimento da ESD em promover o conhecimento na área de defesa e geopolítica.
A Major-Brigadeiro Médica Carla Lyrio Martins ressaltou a importância e atualidade do CGEOD, especialmente em um cenário internacional em constante transformação. "O curso foi meticulosamente estruturado como um espaço para discussão das perspectivas geopolíticas no Brasil e sua atuação externa, com ênfase na formulação do planejamento estratégico nacional, alinhado com a Política e Estratégia Nacional de Defesa", afirmou a reitora.
O CGEOD tem como objetivo desenvolver competências analíticas e interpretativas por meio de uma abordagem que integra três grandes perspectivas: político-diplomática, militar-estratégica e econômica. Essa estrutura relacional, fundamentada no trinômio espaço, poder e atores, permite que os alunos compreendam os desdobramentos para o Brasil, em especial no que se refere à Defesa Nacional.
Com essa iniciativa, a ESD se posiciona como um espaço privilegiado para o aprofundamento do conhecimento em Geopolítica e Defesa, preparando profissionais capacitados para enfrentar os desafios contemporâneos nas relações internacionais. A fase presencial do curso promete ser um momento enriquecedor para todos os participantes, proporcionando discussões relevantes e uma formação sólida em temas de extrema importância para o Brasil e seu papel no cenário global.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com ESD
Nenhum comentário:
Postar um comentário