Em 6 de outubro de 1944, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) alcançou uma das suas vitórias mais significativas na Campanha da Itália durante a Segunda Guerra Mundial: a conquista de Fornaci. Agora, 80 anos depois, o feito heroico continua a ser lembrado como um marco da bravura e eficiência das tropas brasileiras.
A ofensiva foi conduzida pelas tropas do 6º Regimento de Infantaria da FEB, que, após dois dias de intensos combates, conseguiu tomar a localidade italiana de Fornaci. A vitória garantiu o controle da estratégica transversal rodoviária Fabbriche – Corelglia Antelminelli, rota fundamental para o apoio logístico das tropas aliadas.
Além do valor estratégico da posição, a região abrigava uma fábrica de munições de grande importância para os alemães. Surpreendidos pela ação decisiva dos pracinhas brasileiros, as forças nazistas se retiraram sem conseguir destruir a instalação, o que permitiu sua utilização pelos Aliados. Contudo, na madrugada seguinte, os alemães tentaram retornar para destruir a fábrica, mas foram repelidos pelo preciso fogo de artilharia do II Grupo do 1º Regimento de Obuses Auto-Rebocado — atualmente conhecido como 21º Grupo de Artilharia de Campanha, sediado em Niterói (RJ).
A ocupação de Fornaci foi apenas o início de uma série de avanços das tropas brasileiras. No dia 7 de outubro de 1944, apenas um dia após a vitória em Fornaci, os pracinhas seguiram em seu avanço e libertaram as localidades de Gallicano, Fabricche e Cardoso, demonstrando a eficácia e determinação da FEB na Campanha da Itália.
O papel da Força Expedicionária Brasileira nas operações aliadas na Europa é lembrado como uma das contribuições mais significativas do Brasil à luta pela liberdade durante a Segunda Guerra Mundial. A conquista de Fornaci é um símbolo da coragem e do sacrifício dos mais de 25 mil soldados brasileiros que lutaram longe de sua terra natal em prol da paz mundial.
História e heroísmo
O 80º aniversário da conquista de Fornaci é uma oportunidade para homenagear os pracinhas que arriscaram suas vidas nos campos de batalha da Europa. A vitória em Fornaci, junto com as outras ações da FEB na Itália, marcou um capítulo de glória na história militar do Brasil e reforça a importância de se preservar a memória desse período, que demonstra o valor da defesa da liberdade e da democracia.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com Exército Brasileiro
0 comentários:
Postar um comentário