Nos dias 17 e 18 de outubro, o Comandante de Operações Navais (CON), Almirante de Esquadra Claudio Henrique Mello de Almeida, realizou uma visita à Operação Furnas 2024, a partir da Base Aérea Expedicionária da Marinha (BAE) em Furnas, Minas Gerais. Acompanhado do Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra Carlos Chagas Vianna Braga, do Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice-Almirante Roberto Rossatto, e demais membros do estado-maior do CFN, o CON acompanhou uma série de atividades desenvolvidas durante a maior operação da Marinha do Brasil no "Mar de Minas".
Após a recepção da comitiva liderada pelo Comandante de Operações Navais, foi realizada uma apresentação do cenário desenvolvido durante esta edição da "Operação Furnas", onde o Vice-Almirante Roberto Rossatto, Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra (ComFFE), destacou as atividades que vem sendo realizadas no âmbito do exercício.
Após a recepção oficial na Base Aérea Expedicionária da Marinha em Furnas, o primeiro compromisso do Comandante de Operações Navais e sua comitiva foi a visita às instalações da Força de Reação Rápida (QRF). Durante a visita, puderam conhecer de perto a estrutura e os recursos que permitem à QRF manter seu elevado nível de prontidão operacional. A QRF é uma força altamente treinada e preparada para atuar em operações críticas no âmbito de missões de paz, onde a resposta rápida e eficaz é essencial para o sucesso das operações.
Na sequência a comitiva, visitou o segundo dia de palestras do 1º Workshop Interagências de Cooperação com a Defesa Civil, onde diversas agências governamentais discutiram estratégias de integração para respostas rápidas a emergências. O workshop reforçou a importância da coordenação entre diferentes órgãos em cenários de crise, preparando-os para situações de assistência humanitária e de resposta a desastres naturais.
Ainda no dia 17, o CON assistiu a uma demonstração da Força de Reação Rápida (QRF), na qual foi simulado o funcionamento de um posto de controle em uma estrada, dentro de uma missão de paz. Durante a atividade, as tropas realizaram a abordagem e detenção de elementos hostis, garantindo a segurança e estabilização da área. Essa simulação destacou o alto nível de prontidão da QRF, que integra o Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz da ONU, sendo atualmente a única tropa brasileiro certificada em Nível 3, o mais alto na escala da ONU.
No final da tarde, os comandantes também acompanharam uma demonstração de operações ribeirinhas, realizada nas margens do Lago de Furnas, onde foram aplicadas táticas de infiltração de tropas por meios aéreos e navais, evidenciando a capacidade das tropas brasileiras de operar com eficiência nos mais diversos e complexos ambientes, fazendo jus a famosa frase de Rachel de Queiroz sobre os Fuzileiros Navais, "Fuzileiro Naval é bicho de qualquer água."
Na manhã do dia 18, foi realizado o cerimonial de despedida do Comandante de Operações Navais, marcando o encerramento de sua visita. Em discurso para a tropa, o Almirante Mello enfatizou a importância do exercício, destacando o valor do treinamento e da integração para a preparação operacional da Marinha. Ele parabenizou os envolvidos pelo desempenho durante a operação, e destacou a presença inédita neste exercício de observadores militares de 13 países, uma demonstração clara do reconhecimento internacional da qualidade do treinamento desenvolvido pela Marinha do Brasil.
A visita culminou com a foto oficial, registrando o momento ao lado das tropas participantes, seguida da partida do CON e sua comitiva da Base Aérea Expedicionária da Marinha em Furnas.
por Angelo Nicolaci
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário