sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Base Aérea de Natal Realiza o Exercício COMAO FLIGHT 2024 como Preparação para o CRUZEX 2024





Desde 9 de outubro, a Base Aérea de Natal (BANT) tem sido o centro das operações do COMAO Flight 2024, exercício voltado para aprimorar a interoperabilidade entre diferentes unidades e aviações da Força Aérea Brasileira (FAB). Com início oficial dos briefings e apronto operacional no dia 14 de outubro, o exercício visa preparar militares para o maior evento multinacional da FAB, o Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX 2024), que começa em 3 de novembro.

O COMAO (Composite Air Operations), ou Missão Aérea Composta, é um treinamento que simula cenários de combate realistas, exigindo coordenação entre aeronaves de variados tipos e velocidades para alcançar a superioridade aérea. O foco do COMAO 2024 está na formação de lideranças estratégicas como Mission Commanders (MC), Líderes Táticos (LT) e Air Defense Package Leaders (ADPL), essenciais para missões aéreas complexas.

O Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, Diretor do Exercício e Chefe da Divisão de Preparo Operacional do Comando de Preparo (COMPREP), destacou a importância do F-39 Gripen, caças de última geração que desempenham papel essencial na defesa aérea. "O F-39 é fundamental para o Comando de Aeronáutica e precisamos garantir que ele esteja totalmente operacional durante a CRUZEX", afirmou o Coronel Bevilaqua.

Preparação e Ajustes Operacionais

Durante o briefing inicial, o Comandante da Base Aérea de Natal, Brigadeiro do Ar Ricardo Guerra Rezende, enfatizou a importância dos ajustes operacionais para garantir a segurança e o sucesso das missões. “Além de se instalarem aqui na Base, as unidades precisam testar e ajustar todos os sistemas, assegurando condições adequadas de operação”, afirmou o Brigadeiro Rezende.

O COMAO 2024 segue até o final de outubro, e o planejamento envolve uma série de missões complexas com aeronaves de caça, transporte, asas rotativas e unidades de inteligência. Esses exercícios aprimoram as capacidades de planejamento detalhado e coordenação de voos, fundamentais para o sucesso das operações em larga escala.

Unidades Participantes

O exercício conta com a participação de diversas unidades de combate e apoio, incluindo o Primeiro Grupo de Defesa Aérea (1º GDA), o Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GavCa), e o Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV) - Esquadrão Pampa. Outros destacamentos, como o Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2º/6º GAV) - Esquadrão Guardião, e o Primeiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (1º/8º GAV) - Esquadrão Falcão, também integram as operações.


Além das unidades aéreas, o Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) e o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Natal (DTCEA-NT) participam no apoio ao espaço aéreo e às operações meteorológicas por meio do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER).

Com a realização do COMAO Flight 2024, a FAB reforça sua capacidade de resposta e preparação para cenários de combate simulados, consolidando táticas e técnicas que serão aplicadas no CRUZEX 2024, o maior exercício multinacional da América do Sul.


GBN Defense - A informação começa aqui

com FAB

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger