quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Vinte Anos do C-99A: O Legado do Primeiro Jato de Passageiros Brasileiro na FAB

Na última segunda-feira, 23 de setembro, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebra duas décadas desde a incorporação do Embraer ERJ-145, conhecido na aviação militar como C-99. Desde sua chegada em 2004, essa aeronave multifuncional tem desempenhado um papel fundamental nas operações logísticas, de transporte e em missões humanitárias e de paz. O C-99, com sua versatilidade e confiabilidade, se consolidou como um dos principais ativos da FAB, projetando a capacidade do Brasil em diversas missões, tanto dentro quanto fora do território nacional.

O Primeiro Esquadrão do Segundo Grupo de Transporte (1º/2º GT) – Esquadrão Condor, sediado na Base Aérea do Galeão (BAGL), foi a primeira unidade aérea da FAB a operar o C-99A. Anteriormente equipado com os turbo-hélices C-91 AVRO, o esquadrão Condor desempenha missões cruciais, tanto em território nacional quanto em operações internacionais, sendo peça chave no apoio logístico da FAB.

"Revolução na Indústria Aeroespacial Brasileira"

De acordo com o Tenente-Coronel Aviador Andrei Oliveira da Silva Santos, Comandante do Esquadrão Condor, o C-99A representa uma revolução na aviação militar brasileira. "O ERJ-145, como chamado pela Embraer, foi o primeiro jato de passageiros fabricado no Brasil, adaptado com excelência para o uso militar", destaca o Comandante. As variantes C-99A, VC-99B e VC-99C são usadas para transporte de tropas e órgãos, evacuação aeromédica e outras missões estratégicas.

O C-99A tem capacidade para transportar até 50 passageiros, além de uma fuselagem espaçosa que oferece grande versatilidade para diferentes tipos de missões. Ao longo de sua trajetória na FAB, a aeronave participou de operações humanitárias, apoio em desastres naturais e missões de paz, sempre com a eficiência que o tornou referência em transporte militar.

Nosso editor, Angelo Nicolaci, já realizou inúmeras missões com apoio dos C-99A da FAB

Destaque nas Missões Humanitárias e de Paz

A atuação do C-99A foi vital em diversos momentos da história recente do Brasil. Durante a pandemia de COVID-19, o Esquadrão Condor transportou mais de 660 pacientes infectados para locais onde poderiam receber tratamento adequado. Em 2024, a aeronave teve um papel crucial no apoio ao estado do Rio Grande do Sul, enviando insumos, equipes de resgate e ajuda para a reconstrução após as enchentes devastadoras.

O Esquadrão Condor já acumulou quase 50 mil horas de voo com o C-99, com grande parte dessas operações voltadas para o transporte de órgãos, uma missão essencial que salva vidas por todo o território brasileiro.

O Futuro do C-99A na FAB

O Comandante Andrei enfatiza a importância do C-99A na modernização da frota da FAB. “Essa aeronave trouxe novas dimensões às nossas capacidades, ampliando nossa presença e eficiência operacional. O impacto positivo do C-99A é inegável, e seu legado de eficiência, segurança e confiabilidade seguirá marcado na história da FAB por muitos anos”, afirma.

Embora a substituição por aeronaves mais modernas possa ocorrer nas próximas décadas, o C-99A já garantiu seu lugar como uma das aeronaves mais importantes da FAB. Seu legado de apoio logístico, humanitário e militar continuará a inspirar futuras gerações de aviadores.

Duas décadas após sua introdução, o C-99A segue sendo um pilar das operações da Força Aérea Brasileira, garantindo que o Brasil esteja sempre preparado para os desafios do presente e do futuro.


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com FAB

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