Um incidente tenso foi registrado no Mar de Barents, no dia 12 de setembro de 2024, quando o contratorpedeiro russo "Admiral Levchenko" disparou um tiro de advertência em direção ao navio pesqueiro norueguês "Ragnhild Christina". O pesqueiro, cujo capitão se recusou a sair da área de exercícios navais russos, manteve-se na zona de perigo até puxar suas redes de pesca, desafiando as instruções da Marinha Russa.
De acordo com a publicação norueguesa FriFagbevegelse, o contratorpedeiro russo navegou até aproximadamente 200 metros do navio pesqueiro, emitindo um aviso sonoro antes de disparar o tiro, que explodiu na água próxima ao Ragnhild Christina. "Houve uma forte explosão e o nosso barco tremeu", relatou o capitão Øystein Orten, que, após o disparo, recuou para fora da área restrita.
O episódio ocorreu durante o exercício naval russo "Ocean-2024", que contou com a participação do Admiral Levchenko e outras embarcações da Frota do Norte, incluindo a fragata Admiral Golovko. Durante os exercícios, as tripulações praticaram o uso de mísseis antiaéreos e artilharia contra alvos simulados.
Embora o capitão norueguês tenha afirmado que um disparo de advertência foi feito, a Marinha da Noruega não confirmou o ocorrido, conforme o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas Norueguesas, tenente-coronel Vegard Finberg. Segundo ele, apesar da troca de comunicações entre os pescadores e os marinheiros russos, não há confirmação sobre o tiro de advertência.
Este incidente ressalta a crescente tensão no Ártico, uma região de importância estratégica crescente tanto para a Rússia quanto para as nações nórdicas.
GBN Defense - A informação começa aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário