terça-feira, 3 de setembro de 2024

Navio russo com 20 mil toneladas de composto explosivo teve emergência na Noruega

O Ruby, um navio de carga registrado em Malta, buscou porto de emergência no porto de Tromsø  hoje, 3 de setembro de 2024. Reparos precisam ser feitos, mas não é desejável realizá-los tão perto da cidade de Tromsø, que é a principal cidade ártica norueguesa, e abriga uma universidade, o único hospital completo da região e um importante aeroporto.

O Ruby está com uma carga de 20 mil toneladas de nitrato de amônio. O nitrato de amônio é utilizado principalmente como fertilizante, mas também como explosivo, e já causou graves incidentes, como a gigantesca explosão no Porto de Beirute em 2020.

A polícia local está trabalhando junto com as autoridades marítimas norueguesas e outros atores para resolver a situação da melhor maneira possível.

O plano é que o navio de carga seja rebocado para fora do porto de Tromsø até um local adequado para ancoragem.

– É crucial para as autoridades norueguesas esclarecer os riscos e os requisitos para o deslocamento, ancoragem e reparo, de modo que isso possa ser realizado de forma segura, disse a chefe da delegacia de polícia Anita Hermandsen, do distrito policial de Tromsø.

Rebocadores são esperados em Tromsø na tarde/noite de terça-feira. O reboque será realizado assim que possível. O ponto de ancoragem ainda não foi decidido e várias alternativas estão sendo consideradas.

Várias autoridades estão envolvidas

De acordo com o porto de Tromsø, esta é uma operação totalmente rotineira que o porto de Tromsø realiza várias vezes todos os dias e durante todo o ano.

– Este navio é grande, mas está longe de ser o maior que regularmente é manuseado no porto de Tromsø. A maioria dos navios de cruzeiro é consideravelmente maior. O capitão do navio, em cooperação com o prático, planeja a saída do cais. Tipicamente, os rebocadores mantêm o navio próximo ao cais enquanto as amarras são recolhidas a bordo. O navio, com ou sem ajuda, então sai do cais e segue para o próximo porto/ponto de ancoragem, disse o diretor do porto Jørn-Even Hanssen.

O inspetor de plantão do porto de Tromsø está fisicamente presente no cais e ajuda a garantir que a comunicação entre o navio e a equipe de amarração seja realizada de forma profissional.

Danos ao casco

Inspetores da Autoridade Marítima da Noruega estão a bordo do Ruby na terça-feira, 3 de setembro, para uma inspeção de controle portuário (Port State Control). A embarcação foi retida no porto principalmente devido a danos no casco após encalhe.

– O navio precisará realizar reparos temporários para que possa obter uma autorização limitada para ir até um estaleiro acordado, ou então será exigido o uso de um rebocador para realizar o transporte até o estaleiro, informa o diretor de comunicações Dag Inge Aarhus, da Autoridade Marítima da Noruega.

O navio de carga está classificado, e formalmente é a DNV, que supervisiona o navio e aprova sua continuidade, mas não sem diálogo e aprovação da Autoridade Marítima da Noruega como estado portuário.

A DNV é uma fundação internacional independente com sede na Noruega que fornece serviços de certificação, inspeção e consultoria para a gestão de riscos. Ela supervisiona a construção e manutenção dos navios, certificando que estão em conformidade com as normas internacionais antes de serem aprovados para navegação. 

Substância perigosa e composto químico estável

A Direção de Segurança Civil e Preparação para Emergências (DSB) é a autoridade competente com responsabilidade de supervisão de acordo com a lei de prevenção de incêndios e explosões e regulamentos associados.

A DSB informa que, de acordo com a documentação de carga, este navio transporta nitrato de amônio. Em condições normais de transporte e armazenamento, o nitrato de amônio é um composto químico estável. No entanto, pode ser explosivo em determinadas condições e sob influência externa, como incêndio.

A Administração Costeira Norueguesa (Kystverket) está auxiliando a polícia com orientações sobre o navio Ruby. Nosso centro de tráfego marítimo em Vardø e o serviço de práticos prestarão assistência em relação à movimentação da embarcação enquanto aguarda reparos.

Com agências de notícias


Por Renato Henrique Marçal de Oliveira - Químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)


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