sexta-feira, 27 de setembro de 2024

Defesa Marítima: Brasil, Índia e África do Sul Unem Forças no Exercício IBSAMAR

Na última terça-feira (23), a Fragata Defensora (F 41) desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro com destino a Simon’s Town, na África do Sul, onde representará a Marinha do Brasil (MB) na 8ª edição do exercício marítimo internacional “IBSAMAR” (India-Brazil-South Africa Maritime Exercise). O Brasil participa também com uma aeronave AH-11B “Super Lynx” e um Destacamento de Mergulhadores de Combate, demonstrando a força e a versatilidade de suas capacidades navais.

Programado para a primeira quinzena de outubro, o IBSAMAR é fruto de uma parceria estratégica entre Brasil, Índia e África do Sul, destinada a aprimorar as capacidades operativas de cada país e fortalecer a sinergia na segurança marítima e no combate à criminalidade. O exercício contribui ainda para a manutenção da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS), um fórum promovido pelas Nações Unidas com o objetivo de garantir a paz e a segurança na região.

Após a conclusão do IBSAMAR, a Fragata Defensora seguirá para a Namíbia, onde os militares brasileiros participarão das comemorações pelos 30 anos do Acordo de Cooperação Naval entre os dois países. Esse compromisso é considerado a mais longa e significativa parceria do Brasil com uma nação africana e representa um marco na colaboração da Marinha do Brasil para a criação e o desenvolvimento da ala naval das Forças de Defesa da Namíbia.

De acordo com o Comandante da Fragata Defensora, Capitão de Fragata Gustavo Almeida Matos de Carvalho, o exercício oferecerá uma oportunidade valiosa para fortalecer três áreas-chave do Poder Naval brasileiro: defesa naval, segurança marítima e diplomacia naval. “As atividades contribuirão para consolidar relações exteriores favoráveis ao Brasil, além de incrementar laços de cooperação e amizade com países relevantes no cenário internacional”, afirmou.

O IBSAMAR é realizado a cada dois anos desde 2008, com exceção de 2020, quando foi suspenso devido à pandemia de COVID-19. O exercício revezou entre as costas da Índia e da África do Sul, onde foram realizadas as edições anteriores. Historicamente, o Brasil já foi representado por outras embarcações, incluindo as Fragatas Independência e Niterói, a Corveta Barroso e o Navio-Patrulha Oceânico Amazonas.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Marinha do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário