O Azerbaijão confirmou a aquisição de caças multifuncionais JF-17 Block III, em uma parceria estratégica com a China e o Paquistão, segundo a Agência Estatal de Notícias do Azerbaijão. O anúncio foi feito durante a ADEX 2024, evento de defesa em que o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, inspecionou o caça JF-17 Block III, também conhecido como JF-17C, a variante mais avançada da linha.
De acordo com o relatório, as aeronaves já foram incorporadas ao arsenal da Força Aérea do Azerbaijão, reforçando as capacidades militares do país. Fontes paquistanesas indicaram que o acordo, avaliado em cerca de US$ 1,6 bilhão, marca um importante passo para o fortalecimento da defesa aérea do Azerbaijão.
O JF-17 Block III é equipado com avançados sistemas tecnológicos, como o radar KLJ-7A AESA, sistemas de busca e rastreamento infravermelho (IRST), além de motores turbofan chineses WS-13, substituindo os modelos russos RD-93. Com um maior uso de materiais compostos em sua estrutura, a aeronave oferece uma mistura de munições e sensores desenvolvidos pela China e Paquistão.
Entre as opções de armamentos estão os mísseis PL-15E BVRAAM e PL-10E WVRAAM, além de bombas guiadas como a IREK e a Al-Batter, e o míssil de cruzeiro Raad-2. Outro destaque é a integração do pod de mira ASELPOD, fabricado por Türkiye. A colaboração entre os países pode, inclusive, permitir a integração de armamentos desenvolvidos por Türkiye, como os mísseis GÖKDOĞAN e SOM, além da bomba guiada TEBER, especialmente devido à cooperação existente para a modernização dos Su-25s azerbaijanos por parte da indústria de defesa turca.
A aquisição do JF-17 Block III reflete o crescente interesse do Azerbaijão em expandir suas capacidades de defesa aérea, fortalecendo laços com parceiros internacionais como China, Paquistão e Türkiye, e posicionando-se de forma estratégica no cenário geopolítico regional.
GBN Defense - A informação começa aqui.
0 comentários:
Postar um comentário