A indústria militar da Türkiye continua avançando rumo a autossuficiência, subindo no ranking das principais indústrias de defesa do mundo, ocupando posição de destaque entre as principais potências. Após o sucesso dos seus sistemas aéreos remotamente pilotados (SARPs), os testes bem-sucedidos do "Turkish Fighter", denominado KAAN, a aeronave de 5ª geração desenvolvida pela base industrial de defesa (BID) turca, e a entrada em serviço do primeiro submarino construído na Türkiye, o TCG Piri Reis, o país agora foca seus esforços em um novo marco: Construir seu novo porta-aviões.
Este novo projeto será maior que o TCG Anadolu, um navio de assalto anfíbio classificado como porta-aviões leve, que atualmente é o maior da frota turca. O futuro navio-aeródromo turco, terá 285 metros de comprimento, projetado para operar com um sistema STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery), combinando rampa de lançamento e recuperação de parada curta.
Conforme já noticiado pelo GBN Defense, a fase de projeto conceitual foi concluída em 26 de agosto de 2024. O Escritório de Projetos de Design (DPO) da Marinha Turca está agora avançando para a fase de detalhamento do projeto, o que marca um passo importante neste ambicioso projeto.
O futuro navio-aeródromo será capaz de operar um mix de até 50 aeronaves, incluindo helicópteros e aeronaves navais como a variante embarcada do Hürjet, SARPs Kizilelma e Anka-3, além do Bayraktar TB3, conhecido por suas asas dobráveis que economizam espaço a bordo. A combinação de aeronaves tripuladas e não tripuladas confere ao porta-aviões uma flexibilidade estratégica para monitorar e proteger áreas de interesse, um dos principais objetivos deste programa estratégico turco.
A introdução do "TCG Mugem", como esta sendo denominado, pode provocar mudanças significativas na doutrina naval turca, especialmente com a formação de grupos de batalha de porta-aviões. Esses grupos provavelmente incluirão submarinos como o recém-comissionado TCG Piri Reis, fortalecendo a capacidade da Türkiye de projetar poder naval em áreas distantes.
Embora o porta-aviões seja projetado com sistema STOBAR, há especulações de que o projeto permitirá a futura instalação de um sistema de catapulta. Isso possibilitaria o uso de aeronaves maiores e mais pesadas, como a variante naval do KAAN, aumentando ainda mais a versatilidade do porta-aviões.
O sistema de propulsão do "TCG Mugem" será convencional, composto por quatro turbinas a gás LM2500 e dois hélices. Esse arranjo permitirá ao porta-aviões um alcance de 10 mil milhas náuticas a uma velocidade de 14 nós, garantindo a sua capacidade de operar em longas missões sem a necessidade de reabastecimento frequente.
Com o TCG Mugem, a Türkiye está prestes a dar um passo significativo na ampliação de suas capacidades navais, posicionando-se como uma potência emergente no cenário marítimo global.
GBN Defense - A informação começa aqui
com TRT Harber
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