Nesta semana, o primeiro helicóptero IH-18 "Esquilo" (H125) destinado à Marinha do Brasil, o N-5101, concluiu uma série de voos de teste que precedem sua entrega oficial, prevista para o próximo mês de setembro. Esta entrega faz parte do Programa TH-X, que visa modernizar a frota de helicópteros de instrução das Forças Armadas Brasileiras, incluindo nesta aquisição meios destinados a Marinha e a Força Aérea Brasileira.
O Programa TH-X envolve a aquisição de 15 helicópteros H125 Esquilo (Denominado IH-18 "Esquilo" na Marinha do Brasil), um desmembramento do Programa H-XBR. Essa medida foi facilitada pela longa parceria entre a Helibras e a Airbus, que, em colaboração com as Forças Armadas, ajustou o contrato original para atender às necessidades específicas da Marinha e da Força Aérea. O acordo foi formalmente assinado em 15 de setembro de 2022.
Os 27 helicópteros previstos estão sendo fabricados nas instalações da Helibras em Itajubá, com mão de obra e engenharia brasileiras. A customização das aeronaves está sendo realizada na unidade brasileira, garantindo que cada aeronave atenda aos requisitos específicos da MB e da FAB. Uma das vantagens do Programa TH-X é a padronização dos helicópteros de instrução entre as Forças, o que pode abrir caminho para a criação de um centro de instrução de voo conjunto no futuro.
Entre os dias 22 e 26 de julho, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Instrução (EsqdHI-1) iniciou um curso de capacitação, conhecido como Ground School, conduzido pela Helibras. Este treinamento teórico contou com a participação de pilotos e engenheiros de ensaio de voo da Marinha e da Força Aérea Brasileira. O curso faz parte de um programa de qualificação completa que inclui tanto a formação teórica quanto a prática. Os voos de treinamento com a primeira aeronave, o IH-18 N-5101 (BHX002), estão programados para começar em outubro.
A introdução do moderno H125 proporcionará novas capacidades operacionais, melhorando a eficiência e a segurança dos voos. A transição do modelo antigo, o veterano Bell 206B Jet Ranger III (designado IH-6B pela MB), para o H125 é cuidadosamente planejada para garantir uma integração suave. O H125 apresenta um painel Full Glass Cockpit e é compatível com o uso de Óculos de Visão Noturna (OVN/NVG), facilitando a adaptação dos pilotos e preparando-os para operações mais avançadas.
O avanço na renovação das frotas de helicópteros destaca o compromisso contínuo das Forças Armadas Brasileiras em modernizar e otimizar suas capacidades aéreas, garantindo que as unidades estejam bem equipadas para enfrentar os desafios contemporâneos e futuros.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário