No dia 24 de agosto de 2024, a Marinha Turca anunciou a conclusão da fase de design conceitual para o projeto do seu ambicioso porta-aviões, agora denominado MUGEM. O TRT Haber reportou que o Design Project Office (DPO) da Marinha Turca avançou para a fase de design detalhado, marcando um passo importante no desenvolvimento desta nova plataforma naval de alta tecnologia.
O MUGEM está projetado para ser um porta-aviões de 285 metros de comprimento com capacidade de operação STOBAR (Short Take-Off But Arrested Recovery). Este projeto inovador visa não apenas modernizar a frota de porta-aviões turca, mas também estabelecer um novo padrão para operações navais na região e ampliar a capacidade da Türkiye de projeção do seu poder naval.
O MUGEM será equipado para operar uma impressionante variedade de aeronaves, incluindo versões navais do caça leve HÜRJET, do caça não tripulado KIZILELMA, do UCAV stealth ANKA-3 e do UCAV Bayraktar TB3. A capacidade total prevista para o porta-aviões é de 50 aeronaves, proporcionando uma combinação robusta de plataformas tripuladas e não tripuladas que permitirá uma flexível e eficaz vigilância e proteção das zonas de interesse turcas.
O Bayraktar TB3, com suas asas dobráveis e pequeno em tamanho, é projetado para otimizar o espaço no convoo do porta-aviões, enquanto o HÜRJET oferece um desempenho ágil e capacidade de cumprir uma variedade de missões. A combinação de aeronaves tripuladas e não tripuladas permitirá ao MUGEM monitorar e proteger áreas estratégicas com grande eficiência. Em particular, a longa autonomia do Bayraktar TB3 e suas opções de sensores tornarão a patrulha e vigilância de pontos remotos mais viáveis e seguras. Da mesma forma, os drones KIZILELMA e ANKA-3 serão utilizados em áreas de risco elevado, minimizando a exposição dos pilotos a situações de risco.
Embora o MUGEM seja projetado inicialmente com um sistema STOBAR, há planos para permitir a instalação de uma catapulta no futuro, caso a tecnologia se torne disponível. A inclusão de uma catapulta poderia expandir a capacidade do porta-aviões para operar plataformas aéreas maiores, como uma possível variante naval do KAAN, cujas primeiras imagens já foram divulgadas.
O sistema de propulsão do MUGEM será baseado em quatro turbinas a gás LM2500 e dois hélices, proporcionando ao porta-aviões uma velocidade de cruzeiro de 14 nós e um alcance de até 10.000 milhas náuticas. Este sistema de propulsão convencional garantirá uma autonomia significativa para as operações no mar, facilitando a projeção de poder da Türkiye em áreas distantes.
O projeto MUGEM representa um avanço estratégico significativo para a Türkiye, não apenas em termos de capacidade naval, mas também em seu papel crescente como um ator global nas operações marítimas. Com uma plataforma versátil e adaptável, o porta-aviões será uma peça central na estratégia de defesa e projeção de poder da Türkiye, oferecendo uma plataforma robusta para operar uma variedade de sistemas aéreos modernos e avançados.
À medida que o projeto avança para a fase de design detalhado, a Türkiye está se posicionando para fortalecer sua capacidade de resposta e presença naval, com um foco claro na integração de tecnologias inovadoras e operações eficientes. O MUGEM promete ser uma adição significativa à frota turca, consolidando seu papel como uma potência naval emergente na região e além.
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