A indústria de defesa da Türkiye tem se destacado no cenário global com diversos sistemas e veículos blindados avançados, como a plataforma sobre lagartas da família de blindados TULPAR da Otokar, que atualmente esta disputando um contrato do Exército Polonês. A informação confirmada por fontes polonesas, ressalta a participação turca com uma proposta que alia uma solução competitiva e atraente.
O TULPAR enfrentará concorrentes de peso na disputa pelo contrato polonês, incluindo o alemão Lynx, e o AS-21 Redback da Coréia do Sul. A Polônia pretende equipar o veículo blindado escolhido com a torre ZSSW-30, um sistema de armas avançado que inclui uma metralhadora Mk44 Bushmaster de 30 mm, uma metralhadora coaxial UKM-2000C de 7,62 mm e dois mísseis antitanque SPIKE-LR. A torre também é equipada com sistemas eletro-ópticos que permitem ao comandante operar de forma independente, oferecendo maior versatilidade e eficácia em combate.
O TULPAR é uma plataforma multipropósito que se destaca pela sua flexibilidade e capacidade de adaptação. Equipado com um motor diesel turboalimentado e transmissão automática, o blindado oferece opções com potência entre 700 hp e 1100 hp, permitindo alto desempenho em diferentes condições operacionais. Além disso, o TULPAR pode ser equipado com uma ampla variedade de sistemas de armas, tanto tripulados quanto não tripulados, variando de metralhadoras 7,62 mm ao canhão de 120 mm. A capacidade de integrar torres de diferentes modelos e calibres, como a MIZRAK-30 de 30 mm, Cockerill 3105 de 105 mm e a Hitfact MkII de 120 mm, é um dos destaques da plataforma turca.
A Otokar também demonstra inovação ao integrar sistemas não pertencentes à OTAN em suas plataformas, como evidenciado pelo veículo blindado de combate de infantaria (VBCI) Rabdan 8x8, que utiliza a torre do BMP-3 russo. Essa versatilidade reflete a capacidade da empresa turca em adaptar suas soluções às necessidades de diversos clientes e cenários de combate.
Além da Polônia, o TULPAR se apresenta como uma opção atraente para o Exército Brasileiro, que também está em busca de um novo carro de combate para modernizar sua frota. O interesse brasileiro pode ser estimulado pela qualidade e inovação demonstradas pelo TULPAR, além de sua capacidade de atender a requisitos variados e futuros, com uma plataforma que atende as mais variadas necessidades e os complexos cenários de operações modernas.
A Türkiye já possui um histórico de sucesso no mercado internacional, com exportações de drones armados Bayraktar TB2 e suas munições MAM-L e MAM-C para a Polônia. Recentemente, uma delegação do Ministério da Defesa da Polônia visitou empresas turcas de defesa, incluindo ASELSAN, TAI, Baykar e Otokar, evidenciando a importância das relações bilaterais entre os dois países no setor de defesa.
Com o TULPAR disputando o contrato para ser o novo veículo blindado do Exército Polonês, também e possível especular que seja uma opção viável para o Exército Brasileiro, visto que a Türkiye continua a expandir sua influência no cenário mundial, se destacando como uma potência no setor de defesa, onde demonstra a qualidade de seus produtos em nível global, e o TULPAR se destaca como uma plataforma que entrega uma variedade de capacidades, desde transporte de tropas, veículo blindado de combate de infantaria, até mesmo a variantes de carro de combate com opções de armamento de 105mm, como o previsto pelo Exército Brasileiro, até mesmo o 120mm, sendo o mesmo empregado pelo Centauro II BR.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário