No dia 16 de agosto de 2024, a ICEYE, líder mundial em operações de satélites de radar de abertura sintética (SAR), realizou com sucesso o lançamento de quatro novos satélites. Este lançamento marca mais um avanço significativo na ampliação da maior constelação SAR do mundo, operada pela ICEYE, consolidando ainda mais a posição da empresa no campo de observação da Terra e monitoramento persistente. Os satélites foram integrados via Exolaunch e lançados a bordo da missão Transporter-11 Rideshare da Space X, partindo da Base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, EUA. Todos os satélites já estabeleceram comunicação e as primeiras operações de rotina estão em andamento.
Os novos satélites atendem tanto a missões comerciais quanto a projetos dedicados de clientes da ICEYE, com a fabricação ocorrendo nas instalações da empresa na Finlândia e nos Estados Unidos. Entre os destaques deste lançamento, está o primeiro satélite da ICEYE destinado ao Programa Espacial de Observação da Terra, uma colaboração entre a Bayanat e a Al Yah Satellite Communications Company PJSC (Yahsat), uma das principais fornecedoras de soluções de satélite dos Emirados Árabes Unidos. A missão conjunta visa fortalecer a capacidade de análise geoespacial baseada em inteligência artificial, um marco importante para os Emirados Árabes Unidos em seu desenvolvimento como uma potência no setor espacial.
Rafal Modrzewski, CEO e cofundador da ICEYE, destacou a importância deste lançamento para a visão da empresa de ser uma fonte global de informações precisas e acionáveis em observação da Terra. "A constelação de satélites SAR da ICEYE está cada vez mais poderosa e capaz, cumprindo nossos compromissos de atuar como um parceiro confiável para governos e setores comerciais. Estamos orgulhosos de lançar o primeiro satélite para nossos clientes Bayanat e Yahsat e ansiosos para continuar essa cooperação bem-sucedida."
Hasan Al Hosani, diretor administrativo da Bayanat, ressaltou que o lançamento do satélite representa um marco crucial para os Emirados Árabes Unidos e fortalece a posição da empresa como líder em análises geoespaciais baseadas em IA. Já Ali Al Hashemi, CEO do Grupo Yahsat, destacou que essa conquista solidifica a posição dos Emirados Árabes Unidos como pioneiros no setor espacial global, permitindo a expansão de operações com satélites de várias órbitas e o desenvolvimento de recursos de fabricação de satélites no país.
A ICEYE continua a planejar expansões significativas de sua constelação SAR, com a expectativa de lançar até 13 novos satélites ainda em 2024, e entre 10 a 15 satélites anualmente a partir de 2025. Com sua capacidade de capturar imagens em qualquer condição ambiental, de dia ou de noite, os satélites SAR da ICEYE fornecem dados valiosos quase em tempo real para seus clientes, reforçando a importância da empresa como líder em tecnologia espacial e observação da Terra.
GBN Defense - A informação começa aqui
com G&A Comunicação
0 comentários:
Postar um comentário