O Exército Brasileiro, em colaboração com a Rede Brasileira sobre Operações de Paz (Rebrapaz), realizou na última terça-feira, 27, um importante seminário focado na prevenção de exploração e abuso sexual em Operações de Paz. O evento, que ocorreu no Quartel-General do Exército em Brasília, foi coordenado pelo Comando de Operações Terrestres (COTER) e reuniu especialistas e autoridades civis e militares para compartilhar conhecimentos e experiências exitosas no tema.
Durante o seminário, foram lançadas duas cartilhas de orientação: "Handbook on Prevention of Sexual Exploitation and Abuse in United Nations Peace Operations" (disponível em inglês e espanhol) e "Implementação da Agenda Mulheres, Paz e Segurança", ambas com o objetivo de reforçar as diretrizes e boas práticas no campo da prevenção.
O Comandante do Exército, General Tomás, fez a abertura oficial do evento, destacando a relevância do tema e a responsabilidade do Brasil, como uma nação de vastas dimensões e diversidade, em atuar com respeito e comprometimento em operações que envolvem a população civil. "Temos no nosso país uma ‘escola’ para, cada vez mais, respeitar as desigualdades, incluir as melhorias, exercitar os direitos humanos e prevenir qualquer tipo de abuso e exploração sexual em operações", afirmou o General, sublinhando a importância da prevenção e repressão dessas práticas.
O Comandante de Operações Terrestres, General Novaes, também enfatizou a necessidade de abordar de forma direta e objetiva um tema tão complexo. Ele salientou que o seminário representa mais um passo na discussão de boas práticas e na identificação de melhorias, com o objetivo de aprimorar a educação e o treinamento das tropas. "Vamos sair daqui melhores, com eventuais lições de casa para melhorar nossa educação e treinamento", declarou Novaes, reforçando o compromisso do Exército com os direitos humanos e a ética profissional.
Entre os palestrantes, estiveram o General Affonso da Costa, ex-Force Commander em Operação de Paz na República Democrática do Congo, e o General Machado, ex-Chefe do Estado-Maior de Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul, que compartilharam suas experiências em posições de liderança e no contato direto com as populações locais. A Tenente-Coronel Christiane Lima, instrutora do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), e a Tenente-Coronel Renata Monteiro, que atuou como Observadora Militar e Ponto Focal de Gênero no Sudão do Sul, também contribuíram com suas perspectivas.
Além das apresentações, o seminário contou com a participação remota de especialistas internacionais, como o Comandante Tyson Nicholas, da ONU Mulheres, e Tomoko Matsuzawa, do Ministério da Defesa do Japão, que discutiram boas práticas internacionais na prevenção de exploração e abuso sexual em operações de paz.
A Coordenadora-Geral da Rebrapaz, Eduarda Hamann, destacou o crescente engajamento de instituições como o Exército Brasileiro na abordagem de temas relacionados à vulnerabilidade e violência em operações de paz. "Temos visto um número cada vez maior de pessoas e instituições genuinamente preocupadas em lidar com essas situações", afirmou Hamann.
O evento reafirmou o compromisso do Exército Brasileiro com a ética, o respeito aos direitos humanos e a excelência na preparação de suas tropas para atuar em missões internacionais de paz, destacando a importância contínua da educação e do treinamento na prevenção de abusos e na promoção da segurança global.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com Exército Brasileiro
0 comentários:
Postar um comentário