O protótipo da aeronave de treinamento avançado e combate leve Hürjet, desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), alcançou um novo marco em seus testes recentes ao atingir uma velocidade de Mach 0,9 a uma altitude de 30.000 pés, equivalente a aproximadamente 272,8 m/s. Essa velocidade, embora transônica, representa um passo crucial para a aeronave, que enfrenta desafios como o aumento significativo do arrasto antes de atingir a velocidade do som (340 m/s ao nível do mar). A menor densidade do ar a essa altitude (2,67 vezes menor que ao nível do mar) também apresenta desafios, exigindo otimizações aerodinâmicas para transitar pelo regime transônico com eficiência. Este avanço representa um passo importante em direção ao objetivo final da aeronave, que é atingir velocidades supersônicas, com uma velocidade máxima projetada de Mach 1,4.
Os testes realizados em condições desafiadoras de altitude serviram não apenas para validar as otimizações aerodinâmicas necessárias para o Hürjet transitar pelo regime transônico com eficiência, mas também destacaram a expertise de empresas parceiras no desenvolvimento do projeto. Entre elas, destaca-se a participação da brasileira AKAER, especializada em soluções de engenharia para a indústria aeroespacial e de defesa. A AKAER contribuiu significativamente com seu know-how em engenharia estrutural e aerodinâmica, auxiliando no aprimoramento das capacidades de voo e desempenho da aeronave, especialmente em condições variáveis de altitude e velocidade.
Além dos avanços técnicos, o Hürjet está competindo internacionalmente para substituir os vetustos F-5 ainda em operação na Espanha, enfrentando concorrentes como o KAI T-50, o Boeing/Saab T-7 e o Leonardo M-346. O interesse potencial de mercados como Indonésia e a esperança de uma reconsideração por parte da Malásia foram destacados pelo CEO da TAI, Mehmet Demiroğlu.
Para aumentar sua visibilidade global, o Hürjet fará sua estreia internacional no Farnborough International Airshow, no Reino Unido. A demonstração da capacidade de voar em velocidade transônica antes do evento será crucial para consolidar sua posição competitiva no mercado global de aeronaves de treinamento avançado e combate leve.
Este avanço não apenas fortalece a posição da TAI como uma das empresas líderes em inovação aeroespacial, mas também destaca a colaboração internacional e o papel fundamental de empresas como a brasileira AKAER no desenvolvimento de tecnologias avançadas para aviação militar e civil. Com expectativas elevadas para seus próximos testes e participação em licitações internacionais, o Hürjet promete abrir uma nova era de capacidades aeroespaciais para seus operadores em todo o mundo.
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