Na última segunda-feira (1), o Centro de Operações de Paz e Humanitárias de Caráter Naval (COpPazNav), da Marinha do Brasil (MB), deu início ao Curso de Operações de Paz para Mulheres. Com a participação de mais de 80 mulheres de 37 países, provenientes de todos os continentes, o curso representa uma importante parceria entre o Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores (MRE). Esta iniciativa coloca em prática um acordo inovador de cooperação técnica, assinado no início deste ano, e reforça o compromisso do Brasil com a paz global e a igualdade de gênero.
Agora em sua 12ª edição, o curso ganhou projeção internacional e se consolida como um dos mais procurados do mundo. Participantes de 37 países, incluindo África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Canadá, Estados Unidos, Itália, México, Reino Unido e muitos outros, se uniram a representantes brasileiras da Marinha e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), além de civis de oito universidades brasileiras e outras instituições.
A aula inaugural foi ministrada pelo Comandante-Geral do Corpo de Fuzileiros Navais, Almirante de Esquadra (FN) Carlos Chagas. Durante cinco dias, as participantes, tanto civis quanto militares, terão acesso a um currículo abrangente que combina aulas teóricas e práticas sobre missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU).
Um dos pontos altos do curso será a missão simulada, onde as participantes serão evacuadas em veículos blindados da Marinha devido a uma crise de segurança em um país fictício. Vestindo coletes e capacetes utilizados em missões de paz, elas serão transportadas para uma base temporária para oficinas de primeiros socorros e montagem de barracas. As alunas também assistirão a uma demonstração do Pelotão de Desativação de Artefatos Explosivos do Batalhão de Engenharia de Fuzileiros Navais e navegarão em um veículo blindado anfíbio do CFN pela Baía de Guanabara.
O curso visa fortalecer as habilidades e conhecimentos relacionados às operações de paz da ONU, além de incentivar e preparar as mulheres para a participação efetiva nessas missões. Com um programa gratuito e proferido em inglês, o curso se encerra na sexta-feira, 5 de julho.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Marinha do Brasil
0 comentários:
Postar um comentário