A tensão entre Israel e Türkiye alcançou novos patamares nesta segunda-feira, quando o Ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, instou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) a considerar a exclusão da Türkiye. Este pedido surge após ameaças do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de intervir militarmente em Israel, similarmente ao que fez na Líbia e no Karabah no passado.
De acordo com relatos das agências de notícias Agerpres e Reuters, Israel Katz orientou os diplomatas israelenses a iniciarem contatos urgentes com todos os membros da OTAN. A missão é clara: exigir a condenação das ameaças da Türkiye e solicitar a exclusão do país da aliança regional.
Erdogan ameaça intervir em Gaza caso conflito não cessar |
Erdogan, um crítico veemente da guerra de Israel contra o Hamas na Faixa de Gaza, afirmou em um discurso no domingo (28): "Devemos ser muito fortes para que Israel não possa fazer estas coisas ridículas à Palestina. Tal como intervimos em Karabah e na Líbia, faremos o mesmo com eles." No entanto, o líder turco não especificou a que tipo de intervenção se referia.
Outrora aliados regionais próximos, as relações entre Israel e Türkiye se deterioraram ao longo de mais de uma década. Apesar das tensões diplomáticas, o comércio entre os dois países resistiu, atingindo bilhões de dólares anualmente. No entanto, Türkiye anunciou este mês que suspenderá todo o comércio com Israel até que a guerra termine e a ajuda humanitária flua sem impedimentos para Gaza.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com Reuters e AGERPRESSE
0 comentários:
Postar um comentário