Agosto de 2024 é um mês decisivo para o futuro do helicóptero utilitário T-70, desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI). A questão crítica que define o destino do programa é a emissão da licença necessária para a produção deste modelo. O resultado da aprovação do Senado dos EUA determinará se a TAI conseguirá superar o impasse do licenciamento e manter a produção dos helicópteros planejados.
O programa de helicópteros utilitários da Türkiye inicialmente visava a produção de 109 unidades do T-70, uma versão licenciada do Sikorsky S-70i. Este projeto tem como objetivo atender às necessidades das forças de segurança turcas e da Direção Geral de Florestas. Desde dezembro de 2022, a TAI começou a entregar os primeiros helicópteros conforme o acordo estabelecido. No entanto, os desafios com o licenciamento ameaçam comprometer significativamente o progresso do programa.
Devido às complicações de licenciamento, a produção dos helicópteros foi reduzida para apenas 38 unidades, um número bem abaixo do previsto. A situação é ainda mais crítica considerando que a produção e os componentes essenciais, incluindo o cockpit, motor e fuselagem, são fabricados na Türkiye. O momento crucial para a resolução deste problema será agosto de 2024, quando se espera uma decisão sobre a autorização do Senado dos EUA para a produção dos 71 helicópteros restantes.
Durante a Farnborough Air Fair (FIA 2024), fontes próximas ao projeto indicaram que representantes da Sikorsky e da TAI têm trabalhado incessantemente para resolver a questão do licenciamento. A aprovação do Senado dos EUA é essencial para garantir a continuidade da produção dos helicópteros T-70 e evitar uma redução ainda maior na quantidade planejada.
O plano inicial de distribuição dos 109 helicópteros incluía alocações específicas para diferentes unidades das forças armadas turcas e agências de segurança. O Comando das Forças Terrestres estava previsto para receber 22 helicópteros, o Comando das Forças Aéreas 6, o Comando das Forças Especiais 11, o Comando Geral da Gendarmaria 30, a Direção Geral de Segurança 20 e a Direção Geral de Florestas 20. No entanto, a Direção Geral de Florestas decidiu transferir 17 dos helicópteros que iria adquirir para as Forças Armadas e a Gendarmaria Turcas. Desses, 14 foram alocados para as Forças Armadas e 3 para o Comando Geral da Gendarmaria.
O projeto T-70 é uma colaboração complexa entre a TAI e várias empresas turcas e internacionais. A Turkish Aerospace Industries (TAI) é a principal responsável pela produção, montagem final, testes e suporte logístico. ASELSAN cuida da integração de aviônicos e desenvolvimento da cabine, enquanto a TEI fornece o motor T700. A Alp Aviation é responsável pela produção e montagem de componentes críticos, como trens de pouso e detalhes de caixas de transmissão.
Este episódio ressalta a complexidade e os desafios enfrentados por projetos internacionais de defesa. A necessidade de autorização para a produção e a possibilidade de uma redução significativa na quantidade de helicópteros destacam a importância de acordos e autorizações internacionais em programas de defesa. A Türkiye, ao investir na produção local e no desenvolvimento de capacidades autônomas, busca minimizar a dependência de fornecedores externos e fortalecer sua posição estratégica.
A resolução rápida do problema de licenciamento será crucial para atender às necessidades das forças de segurança turcas e garantir a continuidade do programa T-70. Este episódio também destaca a importância de uma gestão eficaz de contratos e acordos internacionais em projetos de defesa e segurança. Manter um alto nível de preparo e treinamento das tripulações é fundamental para lidar com desafios e imprevistos que surgem ao longo do caminho.
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