domingo, 7 de julho de 2024

Anunciado Contrato Bilionário para aquisição do Primeiro Lote de KF-21 BORAMAE

Em 25 de junho, foi anunciado um contrato significativo para o desenvolvimento do KF-21 BORAMAE, avaliado em 1,96 trilhões de Won, aproximadamente 1,41 bilhões de dólares. Este valor, contudo, exclui diversos componentes essenciais que são fornecidos por outros fabricantes. Entre eles, destacam-se os 40 motores F414-GE-400 da General Electric, além de um número não revelado de motores sobressalentes, adquiridos separadamente por 556 bilhões de Won (cerca de 400 milhões de dólares). Outro componente crucial, os radares AESA da Hanwha, custaram 110 bilhões de Won (cerca de 80 milhões de dólares).

O governo sul-coreano firmou o acordo com a Korea Aerospace Industries (KAI) para a produção de 20 aeronaves. A ordem foi emitida enquanto a KAI relata que o desenvolvimento da aeronave está atualmente 80% concluído. A Administração do Programa de Aquisição de Defesa concedeu à KAI o contrato para o lote do Block I, com a primeira aeronave a ser entregue até o final de 2026 e a última até 31 de agosto de 2027.

“Apesar de muitos desafios e dificuldades, o projeto de desenvolvimento do sistema KF-21 conseguiu atingir a produção em massa de forma estável, graças à sólida cooperação de organizações relacionadas”, disse o presidente da KAI, Kang Goo-young, em um comunicado à imprensa.

Jinseok Song, da equipe de gerenciamento do programa KF-X da KAI, informou que a empresa fabricaria 40 aeronaves KF-21 Block I e 80 Block II. No entanto, a DAPA encomendou inicialmente 20, por recomendações do Korea Institute for Defense Analyses, administrado pelo governo, com a possibilidade de encomendar mais 20 no próximo ano, após uma verificação mais aprofundada do desempenho da aeronave.

A produção do Block II, programada para incorporar capacidades ar-solo e um envelope de desempenho expandido, deverá ser produzida entre 2026 e 2028. Cerca de 2.200 missões de teste devem ser realizadas até 2026.

A KAI vem se preparando para este contrato de produção ao preparar uma cadeia de suprimentos de 600 empresas locais, construindo instalações de produção e adquirindo ferramental. A empresa pretende atingir uma taxa de conteúdo nacional de 65%, observando que "assim como a taxa de nacionalização melhorou gradualmente com a entrega do T-50 e do helicóptero Surion, espera-se que a taxa de conteúdo local aumente à medida que o ecossistema da indústria aeroespacial sul-coreana for fortalecida com a produção em série do KF-21".

O KF-21 substituirá as aeronaves F-4 e F-5 ainda em operação com a Coreia do Sul, sendo que o primeiro foi baixado este mês.

Adicionalmente, a DAPA assinou um contrato com a Hanwha Systems para aquisição de 20 radares AESA por 110 bilhões de Won. Em 25 de junho, a Hanwha Aerospace anunciou a assinatura de um contrato de 556 bilhões de Won para produzir 40 motores General Electric F414-GE-400, além de peças de reposição para o primeiro lote de KF-21. Espera-se que o primeiro motor esteja pronto até o final de 2025 e será produzido em uma nova fábrica em Changwon, com capacidade para fabricar 300 motores anualmente.

A Hanwha Aerospace, que fabricou mais de 10.000 motores de aeronaves nos últimos 45 anos, disse que este contrato serve como um trampolim para o desenvolvimento de tecnologias de motores de última geração. A empresa está atuando ativamente na pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de motores de sexta geração.

O KF-21 BORAMAE é classificado como uma aeronave da Geração 4.5. Embora apresente características furtivas avançadas em seu design, não atinge a furtividade completa dos caças de quinta geração. Atualmente, por exemplo, o compartimento interno de armas do KF-21 existe apenas como um espaço reservado para futuras atualizações. No momento, uma estrutura foi inserida para transportar os mísseis METEOR da MBDA, parcialmente expostos.

Este desenvolvimento é um marco para a indústria de defesa sul-coreana, demonstrando sua capacidade de produzir aeronaves de combate avançadas e reforçando sua posição no cenário global de defesa.


GBN Defense - A informação começa aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário