No dia 17 de julho, o Exército Brasileiro deu um importante passo na atualização de suas capacidades operacionais com a incorporação da Companhia de Precursores à 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel, conhecida historicamente como Brigada Fornovo Di Taro. A cerimônia de integração do novo Núcleo da 2ª Companhia de Precursores foi realizada no Forte Ipiranga, sede do 6º Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL), em Caçapava, com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
Durante a solenidade, o General Tomás anunciou que a 12ª Brigada passará a se chamar Brigada de Infantaria Aeromóvel, refletindo sua nova configuração e o fortalecimento das suas capacidades. A decisão de incorporar a Companhia de Precursores faz parte do Planejamento Estratégico 2024-2027 do Exército Brasileiro, que visa modernizar e adaptar as unidades às demandas atuais e futuras de operações militares.
A Companhia de Precursores foi criada em maio de 2024, com a movimentação de oficiais e praças especializados para a Guarnição de Caçapava. Sob o comando do Capitão de Infantaria Filipe Lomba Resende, o Núcleo da 2ª Companhia de Precursores iniciou suas atividades com o objetivo de aumentar a eficiência das operações da Brigada e de outras unidades correlatas, como o Comando de Aviação do Exército, a 2ª Divisão de Exército e o Comando Militar do Sudeste.
O primeiro emprego operacional do Núcleo ocorreu entre 2 e 8 de junho, durante a Operação Aratu 9. A equipe de precursores desempenhou um papel crucial na operação ao estabelecer uma Zona de Pouso de Helicópteros e realizar ações de Inteligência, Reconhecimento Especializado, Vigilância e Aquisição de Alvos, beneficiando a Força-Tarefa Aeromóvel Itororó.
Com a incorporação da Companhia de Precursores, a Brigada de Infantaria Aeromóvel está agora equipada para enfrentar desafios modernos com maior eficácia, refletindo o compromisso contínuo do Exército Brasileiro com a excelência operacional e a prontidão em todos os aspectos das suas operações.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Exército Brasileiro
0 comentários:
Postar um comentário