A Força Aérea da República da Coreia (ROKAF) marcou o fim de uma era com a aposentadoria do seu caça-bombardeiro F-4E Phantom restante, em uma cerimônia de voo final realizada na Base Aérea de Suwon. O evento, acompanhado de perto pela comunidade de aviação e entusiastas, foi um momento de transição simbólica, evidenciado pela presença dos modernos caças da ROKAF, incluindo F-16, FA-50, F-15K e F-35A, que escoltaram os dois F-4E Phantoms em seu último voo.
O fim da operação dos F-4E Phantoms pela ROKAF não apenas encerra décadas de serviço deste icônico caça-bombardeiro, mas também sinaliza a sucessão por aeronaves muito mais avançadas, como os F-35A e os KF-21, desenvolvidos localmente. Esses novos caças representam uma nova era nas capacidades de aviação da ROKAF, trazendo avanços significativos em tecnologia e poder de combate.
Desde o século 20, a ROKAF operou várias variantes do F-4, incluindo o F-4D, RF-4C e a última versão produzida nos EUA, o F-4E. Na década de 1990, houve discussões sobre um programa de atualização para esses caças, mas tais planos foram eventualmente abandonados em favor de aeronaves mais novas e tecnologicamente superiores. Essa decisão refletiu a necessidade de manter a competitividade e a eficiência operacional em um ambiente de segurança cada vez mais complexo e desafiador.
Embora a Coreia do Sul tenha decidido aposentar seus F-4 Phantoms, outros países, como a Türkiye, continuam a utilizar o caça-bombardeiro com extensas atualizações. Os F-4E Phantoms da Türkiye são equipados com uma variedade de munições ar-superfície de fabricação local, incluindo bombas guiadas e o míssil de cruzeiro SOM. Esses jatos são empregados em missões ar-solo e mantidos pela 1ª Diretoria da Fábrica de Manutenção Aérea em Eskişehir, demonstrando a versatilidade e a durabilidade do design do Phantom.
Os Phantoms, que serviram fielmente por tantas décadas, agora dão lugar a uma nova geração de caças que garantirão que a ROKAF continue a proteger os céus da Coreia do Sul com a mais alta eficácia e tecnologia disponível.
Os substitutos
O F-35A Lightning II é um caça de quinta geração desenvolvido pela Lockheed Martin. Este avião possui capacidades furtivas, sensores avançados e sistemas de armas sofisticados, oferecendo uma combinação letal de velocidade, agilidade e letalidade. O F-35A é projetado para operar em ambientes altamente contestados e é um componente crucial para as operações modernas da ROKAF.
O KF-21 Boramae, desenvolvido pela Korea Aerospace Industries (KAI) em parceria com a Indonésia, é um caça multifunção de geração 4.5. Embora não seja totalmente furtivo como o F-35, o KF-21 incorpora muitas tecnologias avançadas e está sendo projetado para complementar o F-35A, proporcionando uma capacidade de combate robusta e moderna. Este projeto é um marco significativo na indústria de defesa sul-coreana, refletindo a capacidade crescente do país de desenvolver sistemas de defesa de alta tecnologia localmente.
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