Este ano, a Marinha do Brasil direciona seus esforços para uma missão de resgate e apoio às vítimas das fortes chuvas que assolaram o Rio Grande do Sul (RS), suspendendo as tradicionais comemorações do Dia da Marinha, em 11 de junho, data alusiva a Vitória na Batalha do Riachuelo.
As celebrações anuais, que costumavam incluir exposições, visitas públicas a navios, apresentações de bandas de música, desfile naval e competições, serão substituídas por ações humanitárias em prol dos afetados pelas intempéries no sul do país. Esta decisão foi tomada em resposta à tragédia que atingiu o estado, onde cerca de 90% do território foi impactado pelas chuvas desde o fim de abril.
Mais de 2.000 militares e 320 meios da Marinha do Brasil foram mobilizados para a região, incluindo embarcações, helicópteros e viaturas. Até o momento, aproximadamente 3.000 pessoas foram resgatadas e milhares de toneladas de suprimentos foram transportadas para áreas isoladas.
Uma Força-Tarefa da Marinha também está atuando na reconstrução do RS, desobstruindo vias e revitalizando escolas públicas. Cerca de 200 Fuzileiros Navais e 40 viaturas estão envolvidos nesses esforços, realizando trabalhos que incluem a remoção de entulho, limpeza, higienização e reparos em escolas danificadas pelas chuvas.
Esta é a segunda vez na história recente do Brasil que a Marinha suspende as celebrações do Dia da Marinha. A primeira ocorreu em 2020, devido à pandemia global do COVID. O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, emitiu uma mensagem para toda a Força Naval, comunicando a suspensão das comemorações e também cancelando a veiculação da campanha publicitária institucional do evento.
O novo vídeo institucional, narrado por uma marinheira gaúcha, destaca a importância do dever e solidariedade em tempos difíceis, refletindo as palavras do Almirante Barroso aos seus comandados na Batalha Naval do Riachuelo: "O Brasil espera que cada um cumpra o seu dever". O lema da Marinha para este ano foi alterado para "Marinha do Brasil: a Força de todos os brasileiros!".
A Batalha Naval do Riachuelo, ocorrida há 159 anos, representou uma vitória crucial para o Brasil sobre as forças inimigas na Guerra do Paraguai. Esta data é reverenciada pela Marinha do Brasil como o dia de sua própria instituição, em homenagem aos heróis que lutaram para defender o país naquela ocasião histórica.
Apesar da suspensão das comemorações, a Marinha do Brasil mantém seu compromisso com o país e sua população, dedicando-se integralmente aos esforços humanitários no Rio Grande do Sul, em um momento em que solidariedade e apoio são mais importantes do que nunca.
GBN Defense - A informação começa aqui
com Marinha do Brasil
0 comentários:
Postar um comentário