A Ucrânia está ansiosa para reforçar sua força aérea com novos caças, concentrando-se nos caças F-16 Fighting Falcon, de fabricação americana, e nos Mirage 2000-5, de origem francesa. Ilia Ievlash, porta-voz do Comando da Força Aérea Ucraniana, destacou que, embora ainda não possuam essas aeronaves, as expectativas são altas e é cedo para especular sobre suas futuras aplicações.
Durante uma recente visita à Normandia, o presidente ucraniano manifestou otimismo sobre a chegada iminente dos caças franceses. Emmanuel Macron, presidente da França, confirmou a intenção de transferir os Dassault Mirage 2000 para a Ucrânia e iniciar o treinamento dos pilotos ucranianos como parte da nova cooperação militar franco-ucraniana. Macron, no entanto, não especificou a quantidade de aeronaves a serem fornecidas, apenas que o treinamento dos pilotos seria concluído até o final do ano.
A "Voice of America" entrevistou sete veteranos americanos, pilotos e funcionários do Pentágono, além de pilotos ucranianos, que falaram sob condição de anonimato sobre as diferenças técnicas e operacionais entre os caças Mirage 2000, F-16 e MiG-29. Embora todos sejam caças multifuncionais de quarta geração, o Mirage 2000 e o F-16 são monomotores, enquanto o MiG-29 é bimotor.
O F-16 Fighting Falcon se destaca por ter sido constantemente modernizado, tornando-se uma aeronave multifuncional completa. Monomotor, o F-16 pode alcançar uma velocidade máxima de Mach 2.0 e possui um alcance de combate de 546 km. Suas capacidades incluem alta manobrabilidade, sistemas avançados de radar e guerra eletrônica, além da capacidade de transportar múltiplos tipos de armamento. As modernizações do F-16 são extensas, incluindo radares AESA, sistemas de contra-medidas eletrônicas e integração de armas modernas.
O Dassault Mirage 2000, também monomotor, tem uma velocidade máxima de Mach 2.2 e um alcance de combate de 1.550 km com tanques externos. Embora apresente bom desempenho em interceptação e missões de superioridade aérea, seus sistemas de radar são menos avançados em comparação com o F-16. As modernizações do Mirage 2000 são menos extensas, mas ainda eficazes em vários cenários de combate.
Já o MiG-29 Fulcrum, com dois motores, pode atingir uma velocidade máxima de Mach 2.25 e tem um alcance de combate de 700 km. Ele é conhecido por sua excelente manobrabilidade e capacidade de operar em pistas curtas e danificadas, embora seus sistemas de radar e guerra eletrônica sejam mais antigos.
Um piloto americano criticou o Mirage 2000, especialmente seu design de asas em delta, que, segundo ele, limita a manobrabilidade em combate aéreo. Ele destacou que os Estados Unidos pararam de fabricar aeronaves com esse design há décadas, indicando que teve experiências insatisfatórias com o Mirage em operações no Oriente Médio e exercícios conjuntos. Por outro lado, outro ex-piloto americano elogiou os caças franceses, afirmando que a França fabrica equipamentos de alta qualidade e que os pilotos ucranianos poderiam operar o Mirage 2000 de maneira eficaz. Ele também mencionou que acordos de venda de armas são economicamente vantajosos para a França e que o fornecimento de Mirages à Ucrânia poderia servir como uma excelente propaganda.
O treinamento para operar o Mirage 2000 pode ser concluído mais rapidamente do que para o F-16, devido aos requisitos menos rigorosos de proficiência em inglês e conhecimento de táticas ocidentais. Pilotos ucranianos poderiam ser treinados diretamente em unidades de combate com instrutores militares ativos, evitando a necessidade de instrutores terceirizados. No entanto, existem desafios significativos no treinamento de pilotos ucranianos para o F-16, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. A Ucrânia indicou ter 30 pilotos prontos para iniciar o treinamento, mas o centro de treinamento no Arizona só pode aceitar 12. Além disso, a Dinamarca suspendeu o treinamento e o centro na Romênia ainda não está operacional.
Embora o F-16 seja tecnicamente superior em diversos aspectos, incluindo sistemas de radar, guerra eletrônica e capacidade de armamento, o Mirage 2000 oferece uma solução viável e rápida para complementar a atual força aérea ucraniana, que opera principalmente com MiG-29 e Su-27 de fabricação soviética. A integração dos Mirage 2000 poderia proporcionar uma melhoria significativa nas capacidades defensivas da Ucrânia, enquanto o treinamento e a logística para os F-16 continuam a ser desenvolvidos.
Ficha Técnica Comparativa: F-16, Mirage 2000 e MiG-29.
Esta ficha técnica oferece uma visão detalhada das especificações e capacidades dos três caças, destacando suas vantagens e limitações em um contexto de combate moderno.
- F-16 Fighting Falcon: Destaca-se por sua constante modernização e alta manobrabilidade. Equipado com avançados sistemas de radar e guerra eletrônica, é uma aeronave multifuncional completa, ideal para múltiplos tipos de missões.
- Dassault Mirage 2000: Conhecido por sua velocidade e bom desempenho em missões de interceptação e superioridade aérea. Embora não tenha sido modernizado extensivamente como o F-16, continua eficaz em diversos cenários de combate.
- MiG-29 Fulcrum: Notável pela excelente manobrabilidade e capacidade de operar em pistas curtas e danificadas. Apesar de possuir sistemas de radar e guerra eletrônica mais antigos, mantém uma presença significativa devido ao seu design robusto e versatilidade.
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