sábado, 18 de maio de 2024

EDGE Group expande suas operações


O gigante de defesa dos Emirados Árabes Unidos, EDGE Group, anunciou na terça-feira um acordo de US$ 27 milhões para fornecer uma linha de produção de munição para a empresa estatal indonésia PT Pindad, marcando um avanço na expansão do conglomerado de defesa do Golfo no mercado do Sudeste Asiático.

De acordo com o comunicado da empresa emirati, o acordo prevê a entrega de uma linha de produção de munições de 5.56x45mm e 7.62x51mm, em consonância com o objetivo do Ministério da Defesa da Indonésia de aumentar a criação de empregos locais e as capacidades de fabricação soberana. A instalação de munição está prevista para iniciar a produção em 2026. O EDGE Group não divulgou a taxa de produção esperada para a instalação.

Este acordo faz parte do Comprehensive Economic Partnership Agreement (CEPA) assinado entre os Emirados Árabes Unidos e a Indonésia em 2022, que visa aumentar o comércio bilateral para US$ 10 bilhões até 2030.

Leonardo Jacopo Maria Mazzucco, analista da Gulf State Analytics, afirmou que a decisão do EDGE de lançar uma linha de produção com a empresa indonésia é incomum em comparação com outros movimentos internacionais do conglomerado. "Desde o início, o conglomerado de defesa dos Emirados Árabes Unidos sempre se esforçou para localizar a fabricação de sistemas de armas e garantir a transferência de tecnologia pelos fabricantes de equipamentos originais, e não o contrário", disse ele. "Ainda assim, a escolha de abrir uma instalação de munição na Indonésia reflete o progresso constante dos Emirados Árabes Unidos em subir a chamada 'escada de produção' na indústria de defesa, destacando suas capacidades de produzir independentemente armas menos sofisticadas e exportar know-how técnico."

O CEO do EDGE Group afirmou recentemente que a América Latina e o Leste Asiático continuarão a ser mercados promissores para a empresa no futuro

Albert Vidal, analista de pesquisa do think tank londrino IISS, disse que o EDGE aumentou seu engajamento com os mercados do Sul da Ásia. “Isso faz sentido, dado que é lar de alguns dos orçamentos de defesa que mais crescem no mundo. Esses mercados também podem fornecer ao EDGE acesso a diferentes e complementares propriedades intelectuais e tecnologias, além de fortalecer sua resiliência na cadeia de suprimentos através de empreendimentos de coprodução no exterior”, escreveu Vidal. “Isso também está alinhado com os esforços dos Emirados Árabes Unidos de diversificar sua rede de parceiros.”

A iniciativa do EDGE na Indonésia não é a primeira. Em 2022, a subsidiária do EDGE, LAHAB, assinou um memorando de entendimento com a estatal indonésia PT Dahana para “preparar o caminho para a cooperação na fabricação e produção de vários tipos de explosivos, aproveitando as capacidades existentes de ambas as empresas, e permitindo que explorem investimentos conjuntos na construção de uma planta de TNT na área do Dahana Energetic Material Center (EMC) em Subang”, conforme comunicado da empresa na época.

Olhando para o futuro, Mazzucco disse que a linha de produção de munição pode manter a relação aquecida para empreendimentos futuros mais complexos. “Por exemplo, com o EDGE integrando com sucesso sua munição guiada de precisão no UAV TB2 da [turca] Baykar em janeiro de 2023 e Jacarta adquirindo 12 drones fabricados na Türkiye em agosto de 2023, é possível que a Indonésia possa assinar um acordo de aquisição de munição com o EDGE em um futuro próximo”, concluiu.

Além do EDGE Group, os Emirados contam com várias indústrias bastante ativas na área de Defesa, que recentemente vêm demonstrando interesse na América Latina.

Angelo Nicolaci, editor chefe do GBN Defense, encontra-se naquele país esta semana, junto com empresários da VSK Tactical / IAG, conhecendo as intalações e portfólio da VSK Tactical / IAG e diversos produtos. 

Continue atento por aqui, em breve teremos muitas novidades!

Por Renato Henrique Marçal de Oliveira - Químico e trabalha na Embrapa com pesquisas sobre gases de efeito estufa. Entusiasta e estudioso de assuntos militares desde os 10 anos de idade, escreve principalmente sobre armas leves, aviação militar e as IDF (Forças de Defesa de Israel)

Com agências de notícias

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger