quarta-feira, 29 de maio de 2024

Base Aérea de Canoas Recebe Primeiro Voo Comercial de Passageiros

Em uma ação emergencial para retomar a conectividade aérea no Rio Grande do Sul, a Base Aérea de Canoas (BACO) recebeu nesta segunda-feira (27) o primeiro voo comercial de passageiros. A medida foi adotada após as enchentes que atingiram o estado e fecharam o Aeroporto Salgado Filho, o principal da capital, Porto Alegre. Com mais de trinta voos semanais previstos, a BACO agora integra a malha aérea comercial da região.

Localizada a pouco mais de dez quilômetros do Aeroporto Salgado Filho, a BACO é um dos nove aeródromos selecionados pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para acomodar parte das operações aéreas interrompidas. O Tenente-Coronel Aviador Thiago Romanelli, comandante da BACO, destacou a importância do apoio da Base à população gaúcha durante este período crítico.

"A Base Aérea de Canoas, desde o início das ações em apoio à população, tem sido fundamental e muito estratégica no Rio Grande do Sul. Nesse momento, um pequeno paliativo é trazer a mobilidade do meio aéreo para a região metropolitana de Porto Alegre. A BACO está onde o Brasil precisar e agindo da forma que o Brasil precisa. Acredito que isso resume tudo o que está acontecendo, para que a gente possa, principalmente, ajudar àqueles que precisam", afirmou Romanelli.

O voo inaugural, proveniente do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, pousou às 8h com 173 passageiros. O desembarque ocorreu no pátio da Base, com os passageiros sendo transportados de ônibus para um terminal temporário montado em um shopping de Canoas, a cerca de 3 km da Base Aérea. Esse terminal, administrado pela FRAPORT, a mesma empresa que opera o Aeroporto Salgado Filho, será o ponto de check-in e embarque dos passageiros antes do transporte até as aeronaves na BACO.

Fabrício Cardoso, Diretor de Operações da FRAPORT, ressaltou a importância da parceria com a Força Aérea Brasileira (FAB) na retomada das operações. "A gente é muito grato por essa abertura, essa possibilidade de voltar a ligar o Rio Grande do Sul com o restante do Brasil. Acreditamos que seja uma parceria que já existia e agora só se fortalece com essa nova modalidade. Somos muito agradecidos por essa operação", declarou.

A passageira Cintia Terra, que estava no voo inaugural, compartilhou seu sentimento de gratidão. "Esse primeiro voo é muito gratificante para a gente poder vir e ajudar. Eu vim para Canoas porque nós temos uma filial em Porto Alegre e ela ficou totalmente destruída. Esperamos a água baixar para retomar e tentar reconstruir. Até para os funcionários também voltarem ao seu trabalho, ter um pouco mais de dignidade e poder reconstruir os seus lares", disse.

Para garantir a segurança e a eficiência dos processos, os passageiros não devem se dirigir diretamente à Base Aérea. Em vez disso, devem comparecer ao terminal designado pela empresa, onde realizarão o check-in, despacho de bagagens, raio-x e inspeção de pessoas e bagagens de mão, conforme exigido pela legislação aeroportuária. Após esses procedimentos, os passageiros serão levados de ônibus até a BACO para embarcar nos voos.

Essa operação, que demonstra a capacidade de adaptação e resiliência das autoridades e empresas envolvidas, é um passo crucial na recuperação da conectividade aérea no Rio Grande do Sul, proporcionando alívio e esperança para muitos afetados pelas enchentes.


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com FAB

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