Em um esforço conjunto para fortalecer suas capacidades aéreas, a Türkiye e os Estados Unidos estão atualmente engajados em discussões para o detalhamento do programa de modernização dos F-16 do inventário turco. Com planos ambiciosos de atualizar 79 aeronaves para o padrão Block 70, esse projeto representa um marco significativo na cooperação militar entre as duas nações.
O programa de modernização dos F-16 é dividido em dois principais esforços. Por um lado, o programa de modernização domestico turco, conhecido como Özgür, conduzido nas instalações da Turkish Aerospace Industries (TAI), destacando a capacidade de produção e engenharia aeroespacial da Türkiye. Por outro lado, uma parte do programa será realizada em colaboração com os Estados Unidos, envolvendo componentes e tecnologias desenvolvidas por empresas americanas.
Este movimento ganha destaque especialmente à luz do recente desenvolvimento nas relações bilaterais entre a Türkiye e os EUA. Em fevereiro de 2024, o Congresso dos Estados Unidos aprovou o pedido de Türkiye para aquisição de um novo lote de aeronaves F-16 Block70 Viper, a mais avançada variante do F-16, além da modernização das 79 aeronaves F-16 block 40/50/50+ com kits de atualização que os elevarão ao padrão Block 70. Uma das características notáveis dessa modernização é a inclusão do radar Northrop Grumman AN/APG-83 SABR AESA, o mesmo utilizado nas aeronaves F-35A, evidenciando o emprego de tecnologias avançadas.
As negociações em curso entre os governos turco e americano indicam que a carga de trabalho para a modernização será dividida em duas linhas de trabalho, simplificando o processo e garantindo eficiência. Como resultado das atualizações anteriores, a Força Aérea Turca já não possui nenhum F-16 Block 30, todas foram atualizadas anteriormente para Block 40. As quais agora, terão parte de suas células elevadas ao padrão Block 70.
De acordo com a divisão de trabalho proposta, as aeronaves F-16 Block 40 e 50 serão modernizadas pela 1ª Diretoria da Fábrica de Manutenção Aérea de Eskişehir, pertencente ao Ministério da Defesa turco, enquanto as aeronaves F-16 Bloco 50+ serão atualizadas nas instalações da TAI. Essa divisão logística visa otimizar os esforços e garantir a conclusão eficiente do programa dentro do cronograma previsto.
A Agência de Segurança e Cooperação de Defesa (DSCA) apresentou uma lista detalhada ao Congresso em janeiro de 2024, abrangendo os requisitos e custos estimados para a modernização dos F-16 de Türkiye. Esta lista inclui uma série de atualizações de software e hardware, integração de sistemas avançados, suporte de software, equipamentos de treinamento, peças sobressalentes e documentação técnica. O custo total estimado para esse empreendimento é de US$ 259 milhões.
As informações reveladas pelo TurDef, destacam a importância dessa colaboração estratégica entre a Türkiye e os Estados Unidos na modernização do inventário de aeronaves F-16 operadas pela Türkiye. Esse esforço conjunto não apenas fortalecerá as capacidades de defesa de ambas as nações, mas também consolidará os laços de cooperação técnica e estratégica em nível internacional.
GBN Defense - A informação começa aqui
com TurDef
0 comentários:
Postar um comentário