domingo, 21 de abril de 2024

"OBANGAME EXPRESS 2024/GUINEX IV": Navio Brasileiro Parte em Missão para Fortalecer Segurança Marítima no Golfo da Guiné

No último sábado (20), o Navio-Patrulha Oceânico (NPaOc) “Apa” partiu da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) com destino à comissão “OBANGAME EXPRESS 2024/GUINEX IV”. Essa missão, que se estenderá até julho deste ano, tem como objetivo principal fortalecer a cooperação entre as marinhas e guardas-costeiras africanas no combate a diversas atividades ilícitas, incluindo a pirataria, o tráfico de drogas e de pessoas na região do Golfo da Guiné.

O navio fará uma série de paradas estratégicas ao longo do caminho, incluindo Natal (RN) e diversos países africanos, como Cabo Verde, Gana, Benin, Nigéria, Costa do Marfim, Guiné-Bissau e Senegal. Esta iniciativa não apenas reforça a segurança marítima na região, mas também contribui para o seu desenvolvimento socioeconômico, promovendo a estabilidade por meio da cooperação internacional.

“A cooperação nos exercícios fortalece laços diplomáticos, promove a interoperabilidade entre as marinhas participantes e ajuda a enfrentar ameaças transnacionais. Ao trabalhar em conjunto com outras nações, o Brasil não apenas contribui para a estabilidade marítima na África Ocidental, como reafirma sua posição como líder regional em segurança marítima e cooperação internacional no entorno estratégico brasileiro", destacou o Capitão de Fragata Guilherme Santos, Comandante do NPaOc “Apa”.

A partida do navio foi marcada por emoção entre os militares e suas famílias. Para o Marinheiro João Marcos Coimbra Mariano, esta viagem representa uma novidade tanto na vida pessoal quanto na profissional. "É uma experiência nova, eu nunca saí do Brasil. Então, para mim é muito gratificante e importante. Serão três meses longe da família, dos amigos, de quem nós amamos, mas vamos voltar com a sensação de dever cumprido", compartilhou o militar.

Mesmo sofrendo com a saudade, a mãe do Marinheiro, Benedita Coimbra Mariano, expressou sua felicidade ao ver o filho alcançando seus objetivos. "Hoje ele está concretizando o sonho dele. Eu, como mãe, sei que vou sentir saudades, mas estou feliz. Com o filho feliz, a mãe está muito mais feliz", revelou.

A Cabo Enfermeira Andrea Ferreira, parte da tripulação do navio, também expressou orgulho em participar desta missão. "É um prazer servir neste navio que me acolheu tão maravilhosamente bem nesses últimos dois anos e meio. É uma missão muito esperada há muito tempo, e hoje é a concretização de um sonho como militar, como enfermeira e como mulher", afirmou.

O Golfo da Guiné é uma região de extrema importância estratégica para o Brasil, composta por diversos países e sendo um dos corredores de comércio internacional. No entanto, nos últimos anos, tem enfrentado altos índices de pirataria, tráfico de drogas, pessoas, entre outros crimes.

A presença da Marinha do Brasil nessa área é fundamental para fortalecer a cooperação regional e desenvolver políticas mais eficazes no combate a essas atividades ilícitas, contribuindo assim para a segurança marítima e o desenvolvimento socioeconômico do entorno geoestratégico brasileiro.


GBN Defense - A informação começa aqui

com Agência Marinha de Notícias

Share this article :

0 comentários:

Postar um comentário

 

GBN Defense - A informação começa aqui Copyright © 2012 Template Designed by BTDesigner · Powered by Blogger