Durante uma coletiva de imprensa realizada em Atenas, o Ministro da Defesa grego, Dendias, revelou planos ambiciosos para a modernização da Força Aérea Grega, anunciando a venda de suas aeronaves F-16 Block 30 e Mirage 2000-5, assim como a desativação e possível venda de seus vetustos F-4 remanescentes.
Dendias enfatizou a importância de revitalizar e fortalecer as capacidades da Força Aérea Grega, destacando a necessidade de padronizar a frota de aeronaves e simplificar sua logística. "Temos muitos tipos de aeronaves, temos o F-4, temos o Mirage 2000-5, temos o F-16 Block 30, temos o F-16 Block 50, temos o F-16 Block 52, isso não pode ser feito assim", afirmou o Ministro.
Segundo ele, os F-4 devem ser desativados ou vendidos, enquanto o Mirage 2000-5 e o F-16 Block 30, embora tenham perdido valor, ainda são considerados capazes e têm potencial para serem vendidos a outros países.
Dendias expressou a intenção de elevar todos os F-16 Block 50/52 do inventário grego ao padrão Block 70 Viper, como parte de um esforço para fortalecer a Força Aérea Grega. Além disso, ele destacou a importância de aumentar o número de aeronaves Rafale, indicando a aquisição de mais seis exemplares, elevando o seu número atual de 24 aeronaves do tipo para 30, afim de garantir uma defesa aérea eficaz.
No entanto, o Ministro reconheceu que houveram atrasos no programa F-16 Block 70, que visava atualizar os 84 caças F-16 Block 50/52 Fighting Falcon para o padrão F-16 Block 70/72 Víper, conforme acordado com os EUA em 2017.
Este programa de modernização avaliado em 2,4 bilhões de dólares, estava inicialmente programado para ser concluído até 2027. Porém, os atrasos nesse programa podem influenciar o cronograma geral de modernização da Força Aérea Grega.
No entanto, apesar dos desafios enfrentados, Dendias reafirmou o compromisso da Grécia em fortalecer suas capacidades de defesa aérea e garantir a segurança nacional, por meio da modernização e otimização de sua frota de aeronaves de combate.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário