Após uma série de ataques bem sucedidos realizados pela Ucrânia contra a Frota Russa do Mar Negro, os russos estão retirando quase todos os seus principais navios dos portos da Península da Crimeia. De acordo com o porta-voz da Marinha Ucraniana, Dmytro Pletenchuk, essa movimentação é uma resposta aos recentes sucessos ucranianos.
Nos últimos meses, a Ucrânia intensificou seus ataques contra alvos da Frota do Mar Negro na Crimeia, resultando em danos significativos e obrigando os navios russos a buscar segurança em águas mais protegidas.
Atualmente, a Rússia retirou a maioria de seus principais navios, com exceção da corveta de mísseis guiados "Zyklon" (Project 22800 Karakurt), de acordo com Pletenchuk. No entanto, ele descreveu o Zyklon como um "fracasso" que ainda não lançou um míssil.
Essa redistribuição da Frota do Mar Negro começou no ano passado, após uma série de ataques devastadores por parte da Ucrânia, incluindo um ataque com mísseis à sede russa em Sebastopol em setembro de 2023.
Os dados do Centro de Comunicações Estratégicas das Forças Armadas da Ucrânia indicam que, no início de fevereiro de 2024, 33% dos navios da Frota Russa do Mar Negro foram danificados ou destruídos, incluindo 24 navios e um submarino.
Diante dessa ameaça contínua, a Rússia tem adotado medidas para enfrentá-la, incluindo a substituição do comandante da Marinha Russa no início deste mês.
No entanto, mesmo com essas mudanças, a situação continua tensa. Recentemente, as forças russas abateram acidentalmente um de seus próprios caças Su-27 sobre a Crimeia. Ironicamente, a Marinha Ucraniana atribuiu o incidente ao "alto nível de prontidão para o combate" em meio às crescentes perdas russas.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário