O contrato, que abrange o projeto de engenharia e construção de embarcações autônomas multipropósito, contempla o desenvolvimento do primeiro Unmanned Surface Vehicle (USV), denominado "SUPPRESSOR". Este drone naval, que possuirá duas variantes, uma com 7 metros de comprimento, e outra com 11 metros, será fabricado em alumínio naval e impulsionado por propulsão a diesel. Sua estrutura incluirá uma estação móvel de comando e controle montado em um container de 20 pés, além da possibilidade de comando da mesma via satélite.
Dotado de sensores de navegação, sonar multifeixe e dotado com um Remote Operated Vehicle (ROV), o SUPPRESSOR apresenta uma configuração básica que o torna versátil para diversas aplicações, tanto no âmbito militar, quanto no civil. Com um investimento estimado em 20 milhões de reais, a construção da primeira embarcação tem a previsão de conclusão ao final de 2025, já entregando uma solução pronta e certificada.
Um dos pontos cruciais do contrato é a entrega de um protocolo de interface para a embarcação, conhecido como Application Programming Interface (API). Esse protocolo visa atender às demandas específicas dos operadores, especialmente no controle e segurança das comunicações, garantindo um ambiente de operação confiável e eficiente.
O programa, pioneiro no mercado brasileiro e na América Latina, visa construir embarcações autônomas de superfície multipropósito, com foco no Setor de Defesa e Segurança, mas que podem também atender as demandas do setor offshore por soluções avançadas, como as entregues pelo USV "SUPPRESSOR". Suas características intrínsecas proporcionam versatilidade, permanência e resiliência em ambientes operacionais marítimos desafiadores, além de oferecer maior viabilidade econômica e sustentabilidade ambiental em sua operação.
O USV SUPPRESSOR oferecerá capacidade para diversas operações, incluindo guerra de minas navais, guerra antissubmarino e vigilância em águas jurisdicionais marítimas, costeiras, fluviais e restritas. Além disso, as Forças de Defesa e Segurança poderão empregar a embarcação em atividades como segurança à navegação, levantamento hidrográfico, pesquisa oceanográfica e combate a ilícitos.
A parceria estratégica entre a EMGEPRON e a TideWise, ambas associadas ao Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro (CTN-RJ), representa um importante marco de desenvolvimento para a BIDS. Ao apresentar soluções inovadoras para o ambiente marítimo e atividades correlatas, a iniciativa proporciona à indústria nacional do setor maior autonomia em tecnologias sensíveis para o país, gerando empregos diretos e indiretos em vários níveis, impulsionando o mercado naval brasileiro e a economia do mar.
Segundo informações que obtivemos durante a coletiva de imprensa realizada após a assinatura do contrato, já houve manifestação de interesse externo pelo USV "SUPPRESSOR", e a tendência é que este interesse manifestado aumente com os avanços do programa de desenvolvimento, o que coloca o Brasil no seleto clube de países que desenvolvem e podem fornecer este tipo de tecnologia no mercado global. Onde ressaltamos o papel de destaque que os USVs tem tido no cenário mundial, com sua bem sucedida aplicação em cenários complexos e desafiadores, como é o caso do Mar Negro, onde a Ucrânia vem utilizando em larga escala este tipo de solução para negação de mar.
Nosso editor, Angelo Nicolaci, participou da esclarecedora coletiva realizada após a assinatura do contrato |
A EMGEPRON, empresa pública ligada ao Ministério da Defesa e à Marinha do Brasil, possui mais de 40 anos de experiência no gerenciamento de projetos de alta complexidade, promovendo a indústria militar naval brasileira e atividades correlatas. Enquanto isso, a TideWise, empresa 100% brasileira, é reconhecida globalmente pela excelência na integração de múltiplos robôs em um mesmo sistema, com tecnologia testada e comprovada em campo.
A ficha técnica do USV "SUPPRESSOR 7", a variante que irá ser adotada pelos futuros Navios Patrulha da Marinha do Brasil, revela suas dimensões e capacidades, destacando-se seu comprimento de 7 metros, boca de 2,5 metros, velocidade máxima de 24 nós e deslocamento de 5 toneladas. Com propulsão fornecida por dois eixos com motores convencionais, o SUPPRESSOR 7 promete ser uma peça fundamental para defesa de nossa Amazônia Azul e as operações marítimas futuras.
A parceria entre a EMGEPRON e a TideWise representa não apenas um avanço tecnológico na indústria naval brasileira, mas também um compromisso conjunto com a segurança e defesa do país. Com a construção do USV SUPPRESSOR, o Brasil reafirma sua posição como líder regional em inovação e desenvolvimento naval, preparando-se para enfrentar os desafios do século XXI nos mares do mundo.
Ficha Técnica:
Por Angelo Nicolaci
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