No último domingo (18), por volta das 11h, o ex-Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Garcia D'Avila (G 29) iniciou sua derradeira missão pela Marinha do Brasil. Descomissionado em 29 de outubro de 2019, o navio desatracou da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ) para uma última jornada que o levará ao centro do importante exercício naval "Missilex/Torpedex 2024".
O NDCC Garcia D'Avila, originalmente conhecido como RFA Sir Galahad (L 3005), foi construído pelo estaleiro Swan Hunter Shipbuilders, no Reino Unido, em resposta à necessidade de substituir uma unidade homônima perdida na Guerra das Falklands em 1982. Sua incorporação ao Royal Fleet Auxiliary (RFA) ocorreu em 7 de dezembro de 1987.
Dando baixa do serviço ativo da RFA em 31 de agosto de 2006, o navio assumiu um novo papel na Esquadra da Marinha do Brasil em 4 de dezembro de 2007.
No último domingo, o casco do ex-NDCC foi rebocado lentamente para fora da Baía de Guanabara, onde servirá como alvo no exercício Missilex/Torpedex 2024, realizado pela Marinha do Brasil durante esta semana. O Capitânia da Esquadra, NAM Atlântico (A 140), participará do exercício, lançando dois helicópteros SH-16 Seahawk do 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (EsqdHS-1), que por sua vez lançarão dois mísseis AGM 119B Penguin MK2 MOD7 contra o casco do ex-NDCC.
Além disso, está programado o lançamento do torpedo pesado Mk48 contra o casco do ex-NDCC Garcia D'Avila. Estes exercícios de caráter estritamente militar têm como objetivo principal incrementar o aprestamento das unidades da Esquadra.
O NDCC Garcia D'Avila é o terceiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome, homenageando o Capitão de Fragata Garcia D'Avila Pires de Carvalho e Albuquerque. Sua cerimônia de Mostra de Desarmamento foi realizada em 29 de outubro de 2019, marcando o fim de uma era e preparando o navio para sua última missão como alvo neste importante exercício militar naval brasileiro.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário