A Eslovênia firmou um contrato no valor de 13,1 milhões de euros para a modernização do navio-patrulha "Triglav" em colaboração com a turca Desan, a croata Iskra Brodogradilište e a eslovena Panna Plus. A renomada empresa turca de sistemas eletrônicos, Aselsan, também está envolvida no projeto, contribuindo com avançadas soluções eletrônicas.
O "Triglav", um navio-patrulha da classe Svetlyak com deslocamento de 375 toneladas, construído na Rússia, está prestes a receber uma série de atualizações que o equiparão com tecnologias de ponta. O contrato avaliado em 13.145.315,00 euros, inclui a instalação de uma estação de armamento remotamente controlada, equipada com um canhão automático Mk44 Bushmaster de 30 mm, produzido e integrado pela turca Aselsan.
O navio-patrulha será equipado com um avançado sistema de detecção e operação contra veículos aéreos não tripulados (VANTs). Os requisitos do contrato estabelecem que esse sistema deve permitir a detecção e rastreamento de VANTs no espectro eletromagnético, reforçando assim a capacidade de vigilância e segurança do Triglav.
No entanto, a modernização não é isenta de desafios. O Ministério alertou os licitantes sobre a possível presença de amianto no navio, uma questão que deverá ser tratada durante o processo de atualização. Segundo relatos, a remoção do amianto de grande parte dos materiais isolantes complicou a manutenção do navio, que está atracado em Trieste desde 2020.
O Triglav, com 49 metros de comprimento, 10 metros de largura e uma velocidade máxima de 15 nós, desempenha um papel crucial na segurança da costa eslovena. Com essas atualizações, a Eslovênia busca fortalecer suas capacidades de defesa marítima, garantindo um patrulhamento eficaz e seguro no Adriático.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário