Conforme publicamos em 26 de janeiro aqui no GBN Defense ("Rússia bloqueia sinal GPS em parte da Polônia e Corredor Suwalki com Sistemas de Guerra Eletrônica"), a Polônia tem enfrentado interferências significativas em seu Sistema de Posicionamento Global (GPS) devido a testes russos com sistemas eletrônicos especiais. Conforme relatado pelo Middle East Media Research Institute (MEMRI), perturbações foram registradas sobre o território oriental polonês, com foco particular na região do "Corredor Suwałki".
A interferência não é um incidente isolado, pois a região do Báltico já havia experimentado problemas semelhantes anteriormente, especialmente em aeronaves sobrevoando a região. Vários meios de comunicação vincularam essas interrupções aos testes de sistemas eletrônicos realizados pelo Exército Russo.
No dia 16 de janeiro, o Distrito Militar Ocidental da Rússia anunciou que a Frota do Báltico estava conduzindo um exercício militar para proteger postos de comando contra ataques inimigos de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados). O exercício fez uso de sistemas de guerra eletrônica (EW) do complexo RB-341V Leer-3, além de sistemas de mísseis e armas antiaéreas Pantsir-S1.
sistema de guerra eletrônica baseado no VANT Orlan-10, RB-341V Leer-3 |
O RB-341V Leer-3, um sistema de guerra eletrônica baseado no VANT Orlan-10, demonstrou sua capacidade de suprimir ou interferir no sistema GPS, imitando sinais de estações celulares nas faixas GSM 900 e GSM 1800, além de enviar sinais falsos.
Essa não foi a primeira vez que exercícios desse tipo foram realizados na região de Kaliningrado nos últimos meses. Recentemente foi divulgado que operações anteriores de especialistas em guerra eletrônica já haviam causado distúrbios e interferências semelhantes.
Sistema de guerra eletrônica Krasukha
Além disso, no último dia 17 de fevereiro, foram realizados exercícios costeiros adicionais em Kaliningrado, com foco na destruição de postos de comando e nós de comunicações por satélite de um hipotético inimigo. O evento contou com a participação do sistema de mísseis tático-operacional Iskander-M.
Essas atividades intensificadas de guerra eletrônica ocorrem em um contexto em que a Ucrânia enfrenta um cenário de guerra contínua e a Finlândia se une à OTAN. O Kremlin parece dar grande importância à guerra eletrônica, especialmente na defesa contra VANTs. A situação sugere uma resposta estratégica russa diante das mudanças geopolíticas na região.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário