Na manhã desta quarta-feira (21), a avançada aeronave de combate turca desenvolvida pela Turkisk Aerospace Industries (TAI), Kaan, realizou seu primeiro voo na Base Aérea de Akıncı em Ancara, registrando um marco significativo para a indústria aeroespacial da Türkiye. A aeronave decolou da Base Aérea de Akıncı, próxima às instalações da TAI em Kahramankazan, Ancara, acompanhada por um caça F-16 turco, percorrendo os céus em seu primeiro voo oficial.
O Kaan, que teve seu primeiro voo inicialmente agendado para 27 de dezembro de 2023, enfrentou desafios técnicos que impediram sua decolagem na data programada. As equipes turcas trabalharam incansavelmente no projeto, operando em três turnos consecutivos desde 24 de julho, para superar os problemas técnicos e garantir o sucesso do voo inaugural de hoje.
A aeronave foi inicialmente apresentada ao presidente Recep Tayyip Erdoğan em 1º de maio de 2023, na Base Aérea de Akıncı. No entanto, a aeronave exibida na ocasião não estava apta para voar de acordo com os requisitos da época. Após passar por alterações fundamentais, incluindo a substituição do trem de pouso, a aeronave foi totalmente desmontada e remontada para atender aos padrões de voo necessários. Todos os componentes foram minuciosamente verificados quanto à segurança, garantindo que cada aspecto estivesse em conformidade.
Durante o voo inaugural, que teve início às 08h50, o Kaan voou por 40 minutos, seguindo uma rota planejada anteriormente. Uma medida de segurança adotada foi o não recolhimento do trem de pouso durante todo o voo, conforme as normas de segurança padrão em caso de mau funcionamento da aeronave ou do trem de pouso.
O Kaan foi concebido como uma aeronave multifuncional, destacando-se principalmente em operações de domínio aéreo e funções ar-superfície. Suas capacidades serão aprimoradas com o suporte de Inteligência Artificial e Redes Neurais, proporcionando uma letalidade aumentada. Além disso, a aeronave terá maior alcance de engajamento ar-ar com novas armas, permitindo o disparo preciso e exato a partir de compartimentos internos em velocidades altas ou supersônicas.
O presidente Recep Tayyip Erdoğan, principal defensor do projeto, fez declarações enfáticas sobre a realização bem-sucedida do voo inaugural.
Desenvolvido sob a gestão da Presidência das Indústrias de Defesa (SSB) e sendo a TAI a principal contratada no Projeto Nacional de Aeronaves de Combate, o KAAN é um marco na busca da Türkiye por autonomia e excelência em defesa aeroespacial.
Na declaração de Erdoğan, ele expressou um profundo orgulho pela conquista, afirmando: “Hoje vivemos mais um dia de orgulho para a indústria de defesa turca. Nossa Aeronave de Combate Nacional KAAN completou com sucesso seu primeiro voo. Conseguimos e continuaremos a fazê-lo. O KAAN que você vê é igual ao F-16."
Erdoğan também aproveitou a oportunidade para criticar aqueles que duvidaram do sucesso do projeto e enfatizando a determinação da Türkiye em superar obstáculos. Ele afirmou: "Não confie nessas pessoas autoconfiantes que tentaram nos desencorajar. Conseguimos, e continuaremos a fazê-lo."
Durante o primeiro voo, o KAAN atingiu uma altitude de 8.000 metros em apenas 13 minutos, alcançando uma velocidade de 230 nós. O pouso ocorreu sem problemas, com o caça abrindo o paraquedas e aterrissando com sucesso. O piloto de testes Barbaros Demirbaş, da TAI, estava no comando durante esse voo histórico.
O KAAN não apenas representa um avanço tecnológico significativo, mas também é projetado para operar em rede com outras plataformas, como veículos aéreos não tripulados, proporcionando uma sinergia nas operações de defesa.
Além disso, o presidente Erdoğan mencionou o envolvimento de importantes centros de testes globais no âmbito do programa KAAN, como o Lightning Test Facility, Radar Cross-Sectional Area Test Facility e Wind Tunnel Facility, que foram trazidos para o país, indicando um compromisso com a excelência e a capacidade de processamento de dados de teste.
Um destaque adicional é o uso de revestimento de composite nacional produzido pela Volo Composite Kaan, uma empresa local, que fez seu primeiro voo, evidenciando o investimento em recursos nacionais no desenvolvimento da aeronave.
Dados Técnicos:
Dimensões/Peso
- Envergadura: 14 metros (46 pés)
- Comprimento: 21 metros (69 pés)
- Altura: 6 metros (20 pés)
Desempenho
- Classe de impulso do motor: 2x 29.000 libras
- Velocidade máxima: Mach 1,8
- Teto de serviço: 55.000 pés
- Limites G positivos/negativos: +9g / 3,5g
O Kaan representa não apenas um avanço tecnológico para a Türkiye, mas também consolida sua posição na vanguarda da inovação aeroespacial, prometendo contribuir significativamente para as operações de defesa do país, e emerge como uma potencial opção no mercado internacional de defesa.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário