No último dia 4 de fevereiro, o Capitão Elmo Diniz, combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial, comemorou 102 anos de vida. Presente na batalha de Monte Castelo, em 1945, na Itália, o veterano é celebrado no Exército Brasileiro como um dos heróis da FEB. Em 2022, seu centenário foi comemorado com uma solenidade realizada no Museu Militar do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre (RS).
Nascido em 1922 em Cruz Alta (RS), o Capitão Elmo Diniz iniciou sua carreira militar no então 6º Regimento de Artilharia Montada, localizado em sua cidade natal. Em 1942, ele foi promovido a 3º Sargento de Artilharia e movimentado para Salvador, na Bahia.
Posteriormente, do Rio de Janeiro, o então sargento Elmo seguiu para a Itália, integrando a Força Expedicionária Brasileira. Na linha de frente, ele combateu em Monte Castelo, local de uma das principais batalhas travadas pela força brasileira em território italiano. Atualmente, o Capitão é presidente da Associação Nacional dos Veteranos da FEB em Porto Alegre.
Fonte: Comando Militar do Sul
Nenhum comentário:
Postar um comentário