O Rio de Janeiro tornou-se palco de uma colaboração estratégica inédita, entre a EDGE Group, renomado conglomerado de defesa dos Emirados Árabes Unidos, e a Marinha do Brasil. Dois protocolos de intenções foram assinados no dia 12 de dezembro, visando tanto a modernização operacional dos Fuzileiros Navais quanto a ampliação das atividades pedagógicas do Programa Forças no Esporte (PROFESP).
A parceria, realizada em colaboração com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro (Senai-RJ), representa um marco no fortalecimento das relações bilaterais e no compromisso da EDGE Group com o Brasil. O editor do GBN Defense, Angelo Nicolaci, esteve presente com exclusividade na cerimônia de assinatura dos protocolos, e destacou a parceria público-privada com a EDGE Group como um passo significativo para a evolução tecnológica e social no Brasil, no que pode se considerar um primeiro passo para várias iniciativas deste tipo.
"O investimento em defesa, vai muito além da simples aquisição de equipamentos ou tecnologias, ele quando feito de forma estratégica, impacta não apenas nas capacidades defensivas do Brasil, mas gera empregos, movimenta a economia e ainda trás importante retorno social, como vemos nesta iniciativa entre a Marinha do Brasil, a EDGE Group e o SENAI-RJ", segundo Nicolaci.
O primeiro protocolo de intenções foca na modernização e aprimoramento da capacidade operacional do Corpo de Fuzileiros Navais. Este projeto busca identificar soluções tecnológicas de interesse tanto da Marinha quanto da EDGE Group, garantindo uma abordagem colaborativa para atender às demandas operacionais em constante evolução.
O segundo protocolo de intenções concentra-se no PROFESP, programa destinado a crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social. Em parceria com o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais e o Senai-RJ, a EDGE Group busca proporcionar uma educação mais qualificada, ao mesmo tempo que fortalece valores cívicos e sociais.
Marcos Degaut, CEO da EDGE Group na América Latina, expressou o compromisso do grupo não apenas com o desenvolvimento tecnológico, mas também com a responsabilidade social, ressaltando a importância e o objetivo deste que é um projeto piloto, em proporcionar oportunidades educacionais, infraestruturas e tecnologias para jovens em situação de vulnerabilidade, destacando em seu discurso o momento histórico que a assinatura destes protocolos representa, "colocando o tríplice hélice para funcionar", Estado, Setor Privado e Academia. O projeto visa reduzir a exposição desses jovens a riscos sociais, promovendo a inclusão e a integração social, oferecendo um leque de novas oportunidades a estes jovens brasileiros.
O Programa Forças no Esporte atende atualmente 200 crianças e adolescentes em áreas de extrema vulnerabilidade social pelo Corpo de Fuzileiros Navais. A parceria entre EDGE, Marinha e Senai-RJ reflete o comprometimento das entidades em contribuir para a melhoria da qualidade de vida desses jovens.
Este acordo reforça as oportunidades que emergem como frutos da parceria estratégica entre a EDGE e a Marinha do Brasil, já demonstrada em acordos anteriores para o desenvolvimento de tecnologia de mísseis antinavio e a aquisição da brasileira SIATT.
A EDGE Group, criada em 2019, emerge como uma líder global em tecnologia avançada, com mais de 160 produtos em seu portfólio e um crescimento notável em negócios internacionais. A convergência de inovações, transformação digital e responsabilidade social faz da EDGE uma força motriz no desenvolvimento de soluções revolucionárias para além do setor de defesa.
Este projeto pioneiro entre a Marinha do Brasil e a EDGE Group, representa um passo significativo na concretização de objetivos estratégicos, contribuindo para o avanço tecnológico e social no Brasil e reforçando seu papel como catalisador de mudanças e transformações globais.
GBN Defense - A informação começa aqui
Fotos: Angelo Nicolaci - GBN Defense
0 comentários:
Postar um comentário