domingo, 4 de fevereiro de 2024

Canadá Considera Doação de Antigos Foguetes CRV7 para a Ucrânia

Nas últimas décadas, uma modernização nos arsenais afim de atender aos desafios da guerra moderna, tem moldado a disposição de armamentos ao redor do mundo. Nessa linha, o Canadá anuncia a aposentadoria dos foguetes CRV7, um dos mísseis mais emblemáticos da Guerra Fria, e avalia a possibilidade de doá-los à Ucrânia.

Os foguetes CRV7, desenvolvidos durante os anos 1980 e retirados de serviço no início dos anos 2000, estão em voga. Com um estoque de 83.303 desses mísseis, as Forças Armadas Canadenses planejavam eliminar gradualmente esse armamento através do seu desmantelamento. No entanto, recentemente, o Ministério da Defesa canadense reviu essa decisão diante de um novo cenário geopolítico.

De acordo com informações divulgadas pela CBS News, há um estudo em andamento sobre a possibilidade de transferência desses mísseis para a Ucrânia, uma vez que eles deveriam ser desativados. A proposta inclui adaptar os CRV7 para serem lançados a partir das aeronaves F-16 que serão recebidas pelos ucranianos até o final deste ano, bem como das antigas aeronaves soviéticas Su-24 em operação.

Os conservadores canadenses estão pressionando o governo para que a doação seja concretizada. No entanto, o Departamento de Defesa Nacional do Canadá destaca um obstáculo: nem todos os mísseis possuem ogivas funcionais. Apenas cerca de 8.000 estão aptos para doação imediata, enquanto o restante poderia ser utilizado como fonte de peças sobressalentes.

O CRV7, produzido pela Bristol Aerospace em Winnipeg, foi considerado um dos mais potentes mísseis ar-superfície de sua época. Durante a intervenção da OTAN no Afeganistão, o CRV7 esteve em serviço, destacando sua importância histórica e militar.

Segundo a Magellan Aerospace, fabricante do CRV7, mais de 800.000 motores de foguete foram produzidos, evidenciando a relevância e o alcance desse sistema de mísseis. Adaptável a diferentes plataformas, o CRV7 foi lançado a partir de mais de 35 tipos de aeronaves de asa fixa e também de helicópteros, como Apache AH-64D, Super Lynx 300, entre outros.

A eventual doação dos CRV7 poderia representar um apoio militar significativo para os ucranianos, mas também levanta questões sobre a escalada armamentista e a segurança na região.

Diante desse cenário em constante evolução, o destino dos CRV7 e seu potencial impacto na balança de poder internacional permanecem temas de debate e análise tanto no Canadá quanto no cenário global.


GBN Defense - A informação começa aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário