A Royal Air Force (RAF) e a Força Aérea Italiana (ITAF) formalizaram um acordo que pavimenta o caminho para a prestação de serviços e manutenção mútua de suas aeronaves de combate de ponta, Eurofighter Typhoon e F-35B Lightning.
O acordo, intitulado "Long History, Long Future: Tornado to Tempest", segue a Declaração de Intenções assinada na RAF Marham em maio passado. Este documento estabelece os princípios financeiros, jurídicos e de aeronavegabilidade para a manutenção recíproca e o serviço cruzado em plataformas, aeronaves e sistemas de armas comuns.
O Diretor de Apoio da RAF, Vice-Marechal do Ar Shaun Harris, representando a RAF, e o Generale Michele Oballa, Comando de Logística da ITAF, formalizaram o acordo na Base Aérea de Amendola. Essa colaboração estratégica permitirá que engenheiros da RAF executem serviços e atividades limitadas de manutenção cruzada nas aeronaves da ITAF, e vice-versa, durante exercícios e operações de Patrulhamento Aéreo em todo o mundo.
A iniciativa está alinhada com as diretrizes mais amplas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para Emprego em Combate Ágil, buscando aprimorar a vantagem operacional mútua das nações através da cooperação efetiva.
De acordo com o Vice-Marechal do Ar Shaun Harris, "A capacidade de interoperar no terreno, fornecendo apoio de engenharia aos parceiros da OTAN, está aumentando a agilidade e a velocidade de resposta das nossas forças aéreas de combate. Este importante acordo com colegas da Força Aérea Italiana fortalecerá a interoperabilidade do Typhoon e do F-35 e estabelecerá as bases para o Programa Global de Combate Aéreo."
Nos próximos 12 meses, a RAF e a ITAF dedicarão esforços para desenvolver, exercitar e validar conjuntamente os processos e procedimentos técnicos e administrativos necessários para alcançar a plena capacidade operacional do Typhoon e do F-35 até 2025. Esse passo adicional enfatiza o compromisso de ambas as nações em fortalecer os laços estratégicos e aumentar a eficácia de suas forças aéreas em operações conjuntas.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário