Os rebeldes Houthi, do movimento Ansar Allah no Iêmen, anunciaram uma operação militar contra presença de navios de guerra dos Estados Unidos no Golfo de Aden e no Estreito de Bab el-Mandeb. A declaração foi feita pelo porta-voz do grupo, Yahya Saria, por meio da plataforma de mensagens Telegram.
Segundo Saria, "hoje, ocorreu um confronto com vários destroieres dos EUA, que tentavam proteger dois navios mercantes dos EUA no Golfo de Aden e no Estreito de Bab el-Mandeb. O resultado foi um impacto direto contra um navio de guerra dos EUA, forçando os dois navios mercantes a regressar".
O confronto, de acordo com o comunicado, durou mais de duas horas. Durante esse período, os rebeldes Houthi utilizaram "vários mísseis balísticos", alguns dos quais atingiram seus alvos, apesar das tentativas de interceptá-los.
As operações dos rebeldes visavam os navios da US Navy que estavam envolvidos na proteção de navios mercantes na região estratégica do Golfo de Aden e do Estreito de Bab el-Mandeb. A ação levou à retirada dos navios mercantes da área em questão.
Até o momento, as autoridades americanas não se manifestaram oficialmente sobre o incidente. No entanto, esse episódio intensifica a tensão na região, marcada por conflitos persistentes, incluindo os confrontos entre os Houthi e as forças pró-governo no Iêmen, bem como a intervenção de potências regionais e internacionais.
A situação no Golfo de Aden e no Estreito de Bab el-Mandeb continua a ser um ponto geopolítico sensível, dada a importância estratégica dessas rotas marítimas para o comércio internacional, destacando a necessidade de uma resposta diplomática e internacional para conter possíveis escaladas de conflito na região.
GBN Defense - A informação começa aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário