O embaixador dos EUA na Türkiye, Jeff Flake, antecipa que o presidente Tayyip Erdogan dará sua aprovação final à adesão da Suécia à OTAN nos próximos dias. Isso desencadeará uma rápida notificação ao Congresso dos EUA sobre a venda de caças F-16 para Ancara, um negócio avaliado em 20 bilhões de dólares.
Após o parlamento turco ratificar a candidatura sueca à OTAN, eliminando um obstáculo de 20 meses, Erdogan precisa assinar a legislação, que será publicada no Diário Oficial da Türkiye. Flake espera que a notificação ao Congresso ocorra imediatamente após o envio do documento formal de ratificação a Washington.
Tanto Erdogan quanto membros do Congresso dos EUA vincularam o apoio turco à candidatura sueca à aprovação da venda de aeronaves Lockheed Martin e kits de modernização por 20 bilhões de dólares. O presidente Joe Biden expressou sua intenção de notificar formalmente o Congresso assim que Ancara concluir o processo de adesão sueca à OTAN.
A Suécia, que se candidatou à OTAN em 2022, fortalecendo sua segurança em resposta à invasão russa na Ucrânia, superou as objeções da Türkiye com uma nova lei de segurança. O embaixador Flake destacou que a Suécia atendeu às "necessidades de segurança muito legítimas" da Türkiye, e apesar de algumas preocupações no Congresso, a maioria reconhece o valor da participação turca na OTAN e a interoperabilidade proporcionada pela modernização dos F-16 do país.
GBN Defense - A informação começa aqui
Com informações da Reuters
Nenhum comentário:
Postar um comentário