A Polônia recentemente firmou contrato para a aquisição de 12 veículos KTO Rosomak configurados como centros de comando sobre rodas. Esta iniciativa tem como objetivo fornecer suporte a frota polonesa de 250 carros de combate M1A2 Abrams SEPv3, consolidando a posição do país como um player relevante na região.
O contrato avaliando em aproximadamente US$ 67,1 milhões, foi oficialmente anunciado pela Agência de Armamento Polonesa em 27 de dezembro de 2023. As entregas desses veículos de comando, apelidados de "Wolverine", estão programadas para ocorrer entre 2025 e 2026. O KTO Rosomak, fabricado pela Rosomak SA, uma empresa-chave do consórcio industrial militar polonês PGZ, destaca-se como um veículo militar multifuncional 8×8.
O design modular do Rosomak, baseado no modelo finlandês Patria AMV, permite a fácil integração de diferentes torres, armas, sensores e sistemas de comunicação em um único chassi. Sua ênfase na adaptabilidade e versatilidade o tornou um componente central no programa de modernização da frota de veículos blindados do Exército Polonês, originalmente encomendado em 2002 para substituir veículos mais antigos.
Desde o início das entregas em 2004 até a conclusão em 2013, o Ministério da Defesa polonês recebeu um total de 690 veículos Rosomak. Os veículos recentemente encomendados de comando operarão a nível de batalhão, equipados com subsistemas avançados de comunicações internas e outros equipamentos essenciais, garantindo a troca segura de informações classificadas para atender às necessidades das Forças Armadas Polacas.
Uma característica notável do Rosomak é sua robusta blindagem, oferecendo proteção contra minas, resistindo a explosões de até 10 kg de TNT. Com níveis de proteção frontal de até 30mm APFSDS, o veículo destaca-se por sua resiliência em ambientes de combate. A suspensão pneumática, capaz de ajustar cada roda individualmente, proporciona mobilidade incomparável em terrenos acidentados, combinando velocidade, agilidade e conforto para a tripulação.
A introdução desses novos veículos de comando fortalecerá significativamente as capacidades das forças blindadas polonesas, proporcionando maior coordenação e suporte de comunicação para os M1A2 Abrams quando implantados no campo de batalha.
Além da aquisição dos veículos Rosomak, a Polônia tem investido maciçamente em sua frota de carros de combate, adquirindo 250 tanques M1A2 SEPv3, com produção prevista para terminar em 2024 e entrega no início de 2025. Após doar mais de 200 T-72 à Ucrânia, a Polônia assinou um acordo com os EUA para a compra de 116 Abrams usados, na configuração M1A1.
O custo total dessa abrangente modernização militar, incluindo veículos de apoio, formação da tripulação e fornecimento de munições, está estimado em cerca de 6 bilhões de dólares. Essas aquisições visam complementar a frota existente de 247 carros de combate Leopard 2PL, T-72 e PT-91, solidificando o compromisso da Polônia com a segurança e defesa de suas fronteiras.
GBN Defense - A informação começa aqui
0 comentários:
Postar um comentário