segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

Eslováquia busca reforçar defesa aérea com possível aquisição de sistema Patriot dos EUA

A Eslováquia está explorando a possibilidade de adquirir um sistema de defesa antimísseis Patriot dos Estados Unidos como parte de seus planos de longo prazo para proteger seu espaço aéreo, conforme anunciado pelo ministro da Defesa, Robert Kalinak. Em uma entrevista no programa de debate da emissora estatal RTVS no último domingo (28), Kalinak revelou que a Eslováquia pretende aproveitar um desconto oferecido pelos EUA para a compra de helicópteros de ataque, recebido no ano passado.

O desconto foi concedido após Bratislava enviar seus caças MiG-29 aposentados e um sistema de defesa aérea S-300 para a Ucrânia. "Abrimos o debate se seria possível usar esse desconto também para o Patriot", afirmou Kalinak, indicando uma potencial negociação em andamento.

No ano passado, os EUA ofereceram à Eslováquia a oportunidade de adquirir 12 novos helicópteros Bell AH-1Z Viper com um desconto de dois terços, parte do qual seria coberto pelo programa FMS dos EUA. A oferta surgiu antes da ascensão do novo governo, liderado por Kalinak, em outubro de 2023, que suspendeu o fornecimento de ajuda militar à Ucrânia a partir dos arsenais do país.

Embora os helicópteros em questão se destinem a fins ofensivos, Kalinak destacou que a prioridade da Eslováquia deve ser a defesa, especialmente a defesa aérea. Dada a localização estratégica do país, que faz fronteira com a Ucrânia e participa dos esforços da OTAN para fortalecer seu flanco oriental, a importância de um sistema eficiente de defesa aérea torna-se crucial.

Atualmente, a Eslováquia já conta com um sistema Patriot da Itália em operação, com previsão de permanecer até abril. Além das negociações em andamento com os Estados Unidos para a possível aquisição do sistema Patriot, Kalinak informou que o país está em conversações com a Polônia e Israel sobre sistemas de defesa aérea de curto e médio alcance.

A busca da Eslováquia por parcerias estratégicas e aquisição de tecnologias avançadas de defesa reflete o compromisso do país em garantir a segurança de seu espaço aéreo e contribuir para os esforços conjuntos da OTAN na região. O desdobramento dessas negociações terá implicações significativas não apenas para a segurança eslovaca, mas também para o equilíbrio geopolítico na Europa Oriental.


GBN Defense - A informação começa aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário