Três soldados americanos foram mortos e vários outros ficaram feridos em um ataque de drones à uma base militar dos Estados Unidos no nordeste da Jordânia, conhecida como "Tower 22". O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, confirmou o ataque, que é considerado uma grande escalada na região.
O ataque, provavelmente lançado a partir do território da Síria ou do Iraque, foi atribuído a milícias pró-Irã pela Casa Branca. Este incidente marca uma significativa mudança, já que a Jordânia, até então, havia sido poupada de ataques desse tipo, sendo um importante aliado dos Estados Unidos na região.
"A medida que reunimos os elementos deste ataque, sabemos que foi realizado por grupos militantes radicais apoiados pelo Irã que operam na Síria e no Iraque", afirmou Biden em um comunicado oficial. O presidente americano classificou o ataque como "vil e completamente injusto" e prestou homenagem aos soldados mortos.
Biden também deixou claro que os responsáveis pelo ataque serão responsabilizados no momento e da forma escolhida pelos Estados Unidos, ameaçando retaliações. As tensões na região, já elevadas devido a conflitos anteriores, atingiram um novo patamar com esse ataque as instalações militares na Jordânia, destacando a complexidade da situação no leste de Mojlociu.
A comunidade internacional está atenta ao desdobramento dos acontecimentos, enquanto as autoridades americanas buscam reunir mais informações sobre os responsáveis pelo ataque e avaliam as opções disponíveis para responder a essa escalada da violência contra posições norte americanas no Oriente Médio.
GBN Defense - A informação começa aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário