Na última sexta-feira (8), o Reino Unido testemunhou o ressurgimento do 809 Naval Air Squadron (Esquadrão Aéreo Naval 809), agora equipado com os avançados caças F-35B Lightning. Com a pompa e circunstância apropriadas, o esquadrão, apelidado de "Os Imortais", reacendeu sua chama na RAF Marham, tornando-se o segundo esquadrão de caça stealth na linha de frente do país, ao lado dos renomados 617 'Dambusters' da RAF.
A história dessa unidade remonta a 41 anos atrás, quando o 809, então conhecido como "Esquadrão Phoenix", deixou sua marca na RNAS Yeovilton. Hoje, ele renasce diante de amigos, familiares e convidados, celebrando não apenas a continuidade de uma tradição, mas também a integração entre a Royal Navy (Marinha Real) e a RAF (Força Aérea Real).
O Comandante Smith expressou sua honra e privilégio ao liderar o NAS 809 e orientar a preparação para a capacidade operacional total. Ele destacou a rica história do esquadrão, desde os dias do Blackburn Buccaneer na RAF Lossiemouth, até o conflito das Malvinas em 1982, ressaltando a importância da interoperabilidade.
Comparando os Lightning às gerações anteriores, como o Sea Harrier, o Comandante Gedge e seus colegas das Malvinas, fica evidente que o F-35B está duas gerações à frente. No entanto, ambos os aviões são igualmente proficientes em operar em terra firme ou nos convoos dos porta-aviões da Royal Navy.
O 809 Naval Air Squadron (NAS-809), embora seja uma unidade naval, é composto por tanto por militares da RAF quanto da Royal Navy, e seu comandante alterna entre as duas forças. Essa abordagem integrada foi destacada durante a inspeção das fileiras mistas do 809 pelos convidados de honra, o Segundo Lorde do Mar, Vice-Almirante Martin Connell, e o Marechal do Ar Harv Smyth, Comandante Aéreo e Espacial.
O almirante Connell enfatizou a herança orgulhosa do Esquadrão 809, chamando a atenção para a designação "Imortais" como adequada para a era moderna. O Marechal do Ar Smyth compartilhou sua satisfação ao ver o esquadrão se levantar, enfatizando a força conjunta da RAF e da RN quando operam juntas.
O Esquadrão 809 foi cuidadosamente escolhido para recomissionamento mais de uma década atrás, devido à sua história ilustre como esquadrão de ataque, acumulando honras de batalha em operações no Ártico, Mediterrâneo, Birmânia, Suez e Atlântico Sul ao longo de 41 anos.
Este evento eleva para quatro o número de esquadrões do Reino Unido operando o F-35 Lightning, demonstrando um compromisso conjunto da RAF e RN na expansão da capacidade global de ataque nucleada em navios aeródromos. Com o comandante e o piloto sênior alternando entre as duas forças, o 809 Naval Air Squadron está pronto para escrever um novo capítulo em sua rica história, agora com o F-35B Lightning na vanguarda de suas operações.
GBN Defense - A informação começa aqui
com informações da Royal Navy
0 comentários:
Postar um comentário