O Navio Veleiro Cisne Branco - U 20, terceira encarnação desse orgulho naval brasileiro, é mais do que uma mera embarcação, é uma obra-prima da engenharia naval. Construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf em Amsterdã, Holanda, sua construção teve início com o batimento de sua quilha em 9 de novembro de 1998, seguida por seu lançamento ao mar em 4 de agosto de 1999 e, por fim, sua entrega à Marinha do Brasil em 4 de fevereiro de 2000.
Inspirado nos velozes "Clippers" do século XIX, o Cisne Branco não é apenas uma representação simbólica, mas uma síntese de tradição e inovação. Com impressionantes 249 pés de comprimento, é um exemplo da elegância clássica da navegação, mantendo-se fiel ao propósito original dos "Clippers" ao vencer a corrida do chá.
Além de sua magnificência visual, o Cisne Branco tem uma história marcante. Participou da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil, seguindo a "Rota do Descobrimento" de Portugal ao Brasil. Sua incorporação à Armada em 9 de março de 2000 marcou o início de uma trajetória que ultrapassa os limites do simbolismo, expandindo-se para a educação marítima e treinamento naval.
A "Comissão Brasil 2023" deste ano destaca-se como um marco recente, reforçando a missão do Cisne Branco de aproximar a sociedade brasileira da Marinha e cultivar a mentalidade marítima. Nessa comissão, o navio, concebido para o mar, pelo mar e voltado ao mar, desempenhou papel crucial, promovendo não apenas a identidade naval, mas também a cidadania marítima.
Quando se mergulha nas características técnicas, o Cisne Branco revela sua complexidade e eficiência. Equipado com 31 velas distribuídas entre stay sails, square sails, e velas latinas, o navio não é apenas uma obra de arte flutuante, mas uma máquina de navegar sofisticada. Seu deslocamento de 1.038 toneladas, associado a uma área vélica máxima de 2.195m², confere-lhe uma capacidade de manobra impressionante.
Além de suas proezas em eventos náuticos globais, o Cisne Branco assume um papel crucial no treinamento naval. Em um mundo onde a tecnologia naval avança a passos largos, a essência da navegação continua a ser um pilar fundamental. Os futuros oficiais e tripulantes não apenas dominam tecnologias de ponta, mas também internalizam os fundamentos essenciais da navegação, garantindo uma transição suave entre o passado e o futuro.
Ao adentrar o interior do navio, a riqueza de detalhes se revela. O Lobby da Santa, com sua imagem associada ao mar e a reprodução da imagem trazida por Cabral em 1500, enaltece a tradição. A Praça D'Armas, Cozinha, Câmara do Comandante e o Passadiço exibem a perfeita simbiose entre estética e funcionalidade, preservando tradições sem sacrificar a eficiência moderna.
Especificações Técnicas Detalhadas
- Comprimento Total: 76 metros
- Boca (largura): 10,5 metros
- Calado: 4,8 metros
- Deslocamento: 1.038 toneladas
- Altura do Mastro Principal: 46,4 metros
- Área Vélica Máxima: 2.195m²
- Velas Redondas: 15
- Velas Latinas Triangulares: 9
- Vela Ré (Spanker): 1
- Velas Auxiliares (Stunsails): 6
- Velocidade Máxima à Vela: 17,5 nós (32 km/h)
- Velocidade Máxima a Motor: 11 nós (20 km/h)
- Oficiais: 9
- Tripulação: 42
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