A fabricante italiana de aeronaves Leonardo, realizou a entrega do primeiro de dois aviões C-27J Next Generation ao Ministério da Defesa da Eslovênia, resultado do Acordo firmado entre os governos da Itália e Eslovênia em 17 de novembro de 2021.
Com a entrega do C-27J Spartan, as Forças Armadas Eslovenas preenchem lacunas na capacidade de transporte aéreo tático que, entre outras, se tornaram aparentes durante a resposta à pandemia de Covid-19.
A aeronave, equipada com dispositivos e instrumentos avançados, incluindo uma suíte aviônica "Glass Cockpit" com cinco telas multifuncionais coloridas, um radar especializado para missões de transporte tático, sistemas de comunicação de última geração, um sistema de satélite, proteção balística e winglets para aprimorar seu desempenho aerodinâmico, promete elevar as capacidades operacionais da Eslovênia a um novo patamar.
O Acordo Governo x Governo, é um símbolo da estreita cooperação entre os dois países, proporcionou à Leonardo e à Diretoria de Armamentos Aéreos e Aeronavegabilidade da Secretaria Geral de Defesa / Diretoria Nacional de Armamentos a assinatura de dois contratos nos últimos dois anos. Cada contrato inclui uma aeronave, juntamente com serviços logísticos e de treinamento essenciais.
Os militares eslovenos empregarão a aeronave para transporte de pessoal e carga, operações de lançamento de paraquedistas, evacuação aeromédica e também combate a incêndios, tornando a aeronave um importante facilitador.
A escolha do C-27J pela Eslovênia reflete a adequação da aeronave às diversas necessidades operacionais, incluindo transporte e capacidades de projeção em operações internacionais, apoio a missões de resgate, auxílio em desastres e combate a incêndios. Para isso, o C-27J estão sendo equipados com um módulo de transporte de passageiros e um módulo de combate a incêndio.
Na configuração de combate a incêndios, equipado com o avançado sistema MAFFS II (Modular Airborne Fire-Fighting System) da United Aeronautical Corporation, líder mundial em sistemas de combate a incêndios aéreos, contando com tanque de água de oito toneladas.
A arquitetura inovadora do C-27J Next Generation oferece uma solução econômica para requisitos operacionais táticos, assegurando interoperabilidade com outras aeronaves de transporte de categoria superior. Sua versatilidade é evidenciada pela capacidade de rápida reconfiguração para missões específicas, incluindo reabastecimento em voo, autoproteção, comunicações seguras e proteção balística em ambientes de alta ameaça.
“Já treinamos duas tripulações para executar a maioria das missões que o C-27J pode realizar, e o treinamento continuará no aeroporto de Maribor a partir de 15 de janeiro, enquanto a pista de Cerklje ob Krki aguarda reforma”, disse o coronel Janez Gaube, comandante do 15ª Ala de Aviação Militar da Eslovênia.
Com mais de 90 unidades encomendadas e operando em contextos desafiadores, o Spartan da Leonardo continua a demonstrar crescimento em capacidade e desempenho. Sua versatilidade intrínseca permite a execução eficaz e competitiva em custos de uma variedade de missões, desde transporte militar e lançamento de paraquedistas até operações de forças especiais, patrulha marítima, comando-controle-comunicações, inteligência, vigilância e reconhecimento, bem como assistência humanitária/aeromédica em situações de desastres ambientais.
A entrega bem-sucedida do primeiro C-27J Spartan representa não apenas um avanço técnico, mas também um fortalecimento dos laços bilaterais e da segurança internacional. O compromisso da Leonardo em fornecer soluções de ponta contribui para o avanço das capacidades defensivas e humanitárias da Eslovênia, solidificando sua posição como um parceiro confiável no cenário global.
O C-27J Spartan é amplamente utilizado na Europa, sendo um dos meios de transporte tático da OTAN. O C-27J é operado pela Bulgária, Grécia, Itália, Lituânia, Romênia e Eslováquia e pelas forças aéreas de diversos países aliados, o que facilita a integração em operações de transporte aéreo combinado.
GBN Defense - A informação começa aqui
com informações da Leonardo
0 comentários:
Postar um comentário