Um desafio monumental e sem precedentes está em andamento na Base Aérea de Hill, onde especialistas em manutenção do F-35 Lightning II estão embarcando em uma missão inovadora e aparentemente impossível: unir duas aeronaves danificadas por acidentes distintos para criar um único F-35 restaurado e plenamente operacional.
Coordenado pelo Escritório do Programa Conjunto F-35, este projeto épico demanda uma "equipe dos sonhos" composta por indivíduos excepcionalmente talentosos do JPO, da 388ª Ala de Caça, do Complexo de Logística Aérea de Ogden e da Lockheed Martin.
A iniciativa, apelidada de "Franken-bird", é liderada por Dan Santos, gerente de manutenção pesada do F-35 JPO. Santos expressou seu entusiasmo, descrevendo o projeto como algo "muito interessante" e sem precedentes no programa F-35.
A proposta começou a tomar forma após extensa pesquisa de viabilidade, onde o F-35 JPO, em colaboração com a 388th Fighter Wing, decidiu reconstruir o AF-211, uma aeronave que sofreu a separação do trem de pouso do nariz em junho de 2020. A parte danificada do nariz desta aeronave está sendo substituída pelo nariz intacto do AF-27, que por sua vez, foi afetado por um incêndio no motor na Base Aérea de Eglin na Flórida em 2014.
Este esforço é parte de uma estratégia maior adotada pelo JPO do F-35 nos últimos anos, visando reutilizar peças e sistemas de aeronaves F-35 danificadas para promover a continuidade operacional e otimizar a manutenção da frota.
O desafio técnico é colossal, demandando a criação de um novo Sistema de Manutenção Mobil (MMS) capaz de desacoplar e reacoplar seções de aeronaves durante a reconstrução completa de um F-35A naufragado. Este sistema está sendo aplicado para restaurar a aeronave ao seu status de voo totalmente operacional.
A complexidade do projeto se destaca pelo cuidadoso registro de todas as etapas, visando estabelecer procedimentos padronizados para futuras operações do F-35. Scott Taylor, engenheiro mecânico chefe da Lockheed Martin, enfatiza a singularidade desta iniciativa, destacando que embora a teoria de desacoplar e reacoplar seções de aeronaves seja concebível, nunca foi executada até então. Este "Franken-bird" é, portanto, uma conquista histórica para o programa F-35.
Além do feito técnico, o projeto representa uma colaboração impressionante entre diversas agências da Base Aérea de Hill, com contribuições vitais do Complexo Logístico Aéreo de Ogden. Ferramentas, acessórios e equipamentos especializados foram desenvolvidos exclusivamente para essa tarefa, com potencial para utilização futura em operações externas.
Com um avanço considerável e data de conclusão prevista para março de 2025, o projeto não apenas restaurará um recurso essencial, mas também pavimentará o caminho para futuros reparos de aeronaves danificadas, oferecendo um arsenal de ferramentas, técnicas e conhecimentos avançados.
A ousadia e a colaboração extraordinária nesta empreitada não apenas recuperarão um ativo valioso, mas também estabelecerão um novo padrão de excelência e inovação na manutenção e operação do F-35, deixando um legado duradouro para o futuro da aviação militar.
GBN Defense - A informação começa aqui
com informações da USAF
0 comentários:
Postar um comentário